domingo, 6 de abril de 2008

III Domingo da Páscoa (breve reflexão)

O texto do Evangelho de hoje (Lucas 24, 13 - 35)nos trás duas informações importantes, a saber:
- Jesus caminha com os discípulos de Emaús e
- Os discípulos reconhecem Jesus no partir do pão.
Se fizermos uma leitura atenta do texto veremos que Jesus, propositadamente, caminha com os discípulos para ver se eles o reconhecem. Isso não ocorre. Depois, Jesus pergunta sobre o que eles estavam conversando. Eles param e respondem olhando para Jesus, mas ainda não o reconhecem. Jesus parte para outra "estratégia": explica para eles as passagens das Escrituras Sagradas que falavam a seu respeito, mas os discípulos ainda não o reconhecem. Lucas vai dizer que eles estavam como que cegos. Os discípulos esperavam que Jesus fosse libertar Israel na condição de chefe político. Mas Jesus decepcionou a todos neste sentido. Jesus foi um profeta e como Filho de Deus nada fundou neste mundo: nem reino, nem religião, nem sinagogas... Não construiu nada, a não ser o grupo dos doze que formou para a missão de anunciar a Boa Nova que é Ele mesmo. A cegueira dos discípulos era a falta de entendimento quanto a missão de Jesus, ou seja, eles não entendiam o projeto de Jesus, apesar de tudo quanto viram e ouviram. Mesmo Jesus dizendo que iria ressuscitar, mas não acreditaram... Mesmo as mulheres testemunhando a Ressurreição, mas não acfeditaram... Isso prova a dificuldade que as pessoas têm de crer em Deus. Jesus coloca-se na condição de mestre (aquele que ensina) justamente para facilitar a compreensão e a conversão dos discípulos, mas os corações humanos dos mesmos estava fechado pela tristeza e desolação do momento. Jesus se faz presente na tristeza e desulusão de seus discípulos, porque sabia e sabe muito bem de que o ser humano é feito... A figura de Tomé em outro texto mostra muito bem a dificuldade de se crer naquilo que a rezão não sabe explicar. A doutrina de Jesus não é racional. Trata-se de uma experiência de vida muito simples de ser entendida, porque se dá na simplicidade e humildade.
Os discípulos só reconhecem Jesus na partilha do pão. Quando Jesus senta à mesa com eles, então passam a saber que o homem é Jesus. Creio que o gesto da partilha do pão era muito frequente entre eles. Depois de ser reconhecido Jesus desaparece do meio deles, e eles se perguntam: "Não estavam os nossos corações ardendo quando ele nos explicava as Escrituras?" A Palavra de Jesus aquece o coração de quem o segue. A Palavra de Jesus nos liberta do medo e da alienação, que são duas coisas que nos impedem de ser verdadeiros missionários. Sabemos e cremos que Jesus continua caminhando conosco e com seu povo. Precisamos evangelizar as pessoas fazendo com que entendam e creiam que Jesus nunca abanodonou e nem vai abandonar seu povo. Em Cristo, Deus se fez, se faz e sempre se fará presente no meio de seu povo. Precisamos nos curar de nossa cegueira, que nos impede de ver e reconher Jesus. Fica estas perguntas para a meditação da semana:
- Estamos convictos de que Jesus caminha conosco todos os dias e momentos de nossa vida?
- Onde Jesus se faz presente nos dias de hoje?
- Estou reconhecendo Jesus na partilha do pão na comunidade?

Boa semana e muita paz!

Nenhum comentário: