quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Natal: tempo de pensar e fazer o bem


Todos os anos os cristãos celebram o Natal de Jesus. Recordar o nascimento de Jesus é um convite a pensarmos na vida. Pensar na vida é uma virtudes de poucas pessoas. Hoje, pensa-se muito pouco na vida. Há pessoas que vivem toda a vida sem pensar no verdadeiro sentido da existência humana. O homem nasceu com a capacidade de pensar sobre si mesmo e sobre o mundo em que vive. O pensar evita a alienação do ser humano. Uma pessoa alienada é um ser que não sabe que é. A alienação é a ausência do pensar sobre si e sobre o mundo. Uma pessoa alienada é uma pessoa cega, que não enxerga a realidade, impossibilitando uma ação crítica diante da vida.

A humanidade atual precisa de transformações emergentes. A realidade é desumanizadora. Impera-se uma crise de humanidade, que torna as pessoas insensíveis e até cruéis diante da vida. As guerras, a fome, as desigualdades sociais e todas as formas de opressão ideológica são provas da existência da crise de humanidade. A crise financeira também é fruto de uma crise de relações. As relações entre pessoas, famílias, povos e nações são injustas, logo desumanas. As relações humanas estão pautadas no interesse e na objetalização das pessoas, ou seja, as pessoas estão sendo reduzidas a objetos de uso e desuso.

A dignidade da pessoa humana é um direito universal. Este direito está sendo cruelmente desrespeitado. Aumenta cada vez mais a distanciamento entre ricos e pobres: são poucos os que se tornam mais ricos e muitos os que se tornam mais pobres. Descobriu-se a tecnologia de produção de alimentos, mas aumentou-se o número dos que passam fome. A preocupação das grandes potências econômicas do planeta não está na erradicação da fome e da miséria do mundo, mas no fortalecimento injusto dos mercados, na procura de lucros cada vez mais altos. Quando a crise aumentou no mercado norte-americano, eles injetaram 700 bilhões de dólares para a contenção; o mesmo fez o Japão na data da publicação deste artigo: injetou uma verba extra de 54 bilhões de dólares para ajudar a economia japonesa a não cair na recessão. Diante disto, pergunto: Por que não utilizar todo esse montante de dinheiro para erradicar a fome na África?...

O que é que o Natal de Jesus tem a ver com isso? Falar do nascimento do Salvador da humanidade é pensar na realidade e buscar transformá-la. A transformação concreta dos problemas sociais é posterior a uma séria reflexão dos sinais dos tempos. Refletir sobre os sinais dos tempos é procurar VER a realidade e tentar entende-la aos olhos da fé cristã. O Natal de Jesus é muito significativo para quem se propõe a JULGAR a vida a partir do projeto de salvação proposto por Jesus. Jesus veio a este mundo com a missão de restaurar o homem e a humanidade. Esta restauração consiste na construção do Reino de Deus. E este Reino é justiça e paz para todos. Toda pessoa que crer que Jesus é o Senhor e Salvador é convidada a AGIR na construção do Reino de Deus. Nenhum cristão pode fugir na missão de ser um agente transformador da realidade na qual está inserido.

É nesta perspectiva que espero ter contribuído para uma reflexão mais profunda de nosso tempo. Não podemos “dormir”, precisamos vigiar. E vigiar significa está atento aos sinais dos tempos e aquilo que o Espírito nos revela. Abrir o coração para compreender e acolher a mensagem de Jesus é tornar-se disponível para a missão. Que o Emanuel, Deus conosco, nos sensibilize, para que possamos ser mais sensíveis às realidades sofridas de tantos irmãos e irmãs que estendem a mão pedindo nossa compreensão e ajuda. Que o amor de Jesus se torne efetivo em nós, tornando-nos mais humanos e mais humildes diante da vida.

FELIZ NATAL!

Tiago de França da Silva

Colônia Leopoldina – AL, 20 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário: