sábado, 14 de março de 2009

Meditações de Dom Hélder Câmara


Diálogo

"Meus queridos amigos, há temas aos quais é preciso voltar sempre. Um deles é a dificuldade e a necessidade importantíssima de autêntico diálogo. Recordemos uma verdade verdadeiríssima: se discordas de mim, tu me enriqueces. Se és sincero e buscas a verdade e tentas encontrá-la como podes, ganharás tendo a honestidade e a modéstia de completar teu pensamento com o pensamento, mesmo de pessoas, que te pareçam muito menos inteligentes e cultas do que tu. Um dos argumentos mais sérios que nos leva a escutar quem nos fala e, até a ouvir, quem discorda de nós, é saber que Deus fez a inteligência humana incapaz de abraçar o erro total. Se um sistema filosófico ou econômico, social, um sistema qualquer, for erro de cima a baixo e de lado a lado não há nem perigo de que a inteligência do homem parta para o erro total. Se a inteligência avança, podes ter certeza de que, no meio dos erros, há verdades prisioneiras. Ora, quem sabe, quem discorda de mim pode ter descoberto sementes de verdade que me escaparam. Quem pode pretender ser dono da verdade e ter o monopólio do Espírito Santo. Feliz de quem se acostuma a ouvir com ouvidos de ouvir porque também é um perigo não ter idéias firmes, ser um cabeça de vento que gira pra onde o vento sopra. Ótimo é ter idéias, ter princípios, ter opções, prioridades. Mas permanecer de verdade e não só de faz de conta aberto a ouvir e a aceitar tudo o que é válido. Atenção, amigos, nós todos precisamos de matricular-nos na escola do diálogo e começar aprendendo de verdade a ouvir. E fiquemos alertas para a tentação de achar formidáveis, geniais, os que falam de acordo com o que nós pensamos. E de queimar como quadrados, caretas, os que têm a ousadia de discordar de nós. Adotemos como um de nossos lemas, queridos, se discordas de mim, tu me enriqueces".

Ilhas de egoísmo


"Meus queridos amigos, nós aprendemos desde crianças que ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. Há pessoas que se cercam de egoísmo por todos os lados, viram ilhas de egoísmo. No álbum de um amigo, que está correndo este perigo, o padre José escreveu: estás cercado de ti por todos os lados. Para te livrares de ti mesmo, lança uma ponte sobre o abismo de solidão que o teu egoísmo criou, trata de ver além de ti, busca ouvir alguém e, sobretudo, tenta o esforço de amar ao invés de simplesmente te amar. Será exagero dizer que há pessoas que olham, olham, olham, mas é como se estivessem cercadas de espelhos por todos os lados. Quem está rodeado de espelhos, quando quer ver, apenas se vê. Se alguém conta uma viagem que fez, logo, o super egoísta tem três ou quatro viagens pra contar. Se alguém comenta uma doença que teve, o super egoísta já teve doença pior. Só falta dizer que já esteve como morto, em caixão mortuário, e espantou o pessoal do velório, levantando-se quando o enterro estava quase para sair. Será exagero dizer que há pessoas que dão a impressão de escutar os outros, mas de verdade, só fazem se escutar? Quandos os outros falam, escutam como um ausente e apenas esperam uma primeira brecha dada por quem fala para falar... e como! Será exagero dizer que há pessoas que estão seguras de que amam e amam profundamente, mas na verdade apenas se amam? Ilhas de egoísmo, ninguém está livre deste perigo. Temos que estar alertas para ver em que medida o egoísmo nos ameaça, nos cerca, nos envolve por todos os lados. Uma garota muito viva, ouvindo falar em ilhas de egoísmo, comentou sem ironia e com a velada ponta de tristeza. Lá em casa tá virando arquipélago, quase que só dá ilha de egoísmo".


Esperança

"Meus queridos amigos, perdoem a confiança com que peço que guardem, mas guardem mesmo na lembrança a meditação que vou apresentar. Ponho de lado a timidez, apelo para a audácia, e ouso pedir mais. Não só guardem na lembrança a meditação que vou ler, procurem vivê-la. Eis a meditação: esperança sem risco, não é esperança. Esperança é crer na aventura do amor, jogar no homem, pular no escuro, confiando em Deus. Vou repetir: esperança sem risco, não é esperança. Esperança é crer na aventura do amor, jogar no homem, pular no escuro, confiando em Deus. Sabem qual é a grande aventura do amor? É a aventura de Deus. Não esqueçam que Deus é amor. A aventura de amor é Deus partir para a criação do universo. Deus sabia que fora dele, ele só poderia criar o imperfeito, o limitado, o falho. E Deus se atirou de cheio na aventura do amor. O máximo de aventura foi fazer do homem uma criatura, um ser imperfeito, um co-criador. Criatura e co-criador. Encarregado de dominar a natureza e completar a criação. Quando o homem usa mal os dons divinos da inteligência e da liberdade, rebela-se contra o criador, o pai, e peca. Deus mergulha ainda mais na aventura do amor. Em lugar de aniquilar o homem, aceita que seu divino filho se jogue também na aventura que dele faz o verdadeiro filho pródigo, o pródigo divino. O filho de Deus nasce entre os homens, de quem assume todas as fraquezas, exceto o pecado. Se Deus joga tanto no homem, se Deus deixa os anjos e a natureza toda estonteados com sua predileção sem limites pelo homem, como o homem não confiará no homem seu irmão? O homem não confiar no homem é não confiar em si mesmo. Parece absurdo aconselhar pular no escuro. Para nós não há mistério nenhum e nenhuma razão de espanto. Vivemos dia e noite, em todo tempo, em todo lugar, mergulhado em Deus. Como temer pular no escuro quando sempre pulamos e pularemos dentro de Deus? Esperança sem risco não é esperança. Esperança é crer na aventura do amor, jogar no homem, pular do escuro, confiando em Deus.”

Sementes

"Meus queridos amigos, o velho jardineiro olhou espantado quando lhe disse: trago-te, velho jardineiro, sementes queridíssimas. Vela, para que germinem, floresçam, cresçam. Já lhe daste com sementes de confiança? Sabes como plantar e regar sementes de amor? Sabes como proteger e propagar sementes de alegria? Quanta desconfiança no mundo! Quanta prevenção! Quanta gente que não acredita em nada, nem em ninguém. É tão importante semear confiança. E que dizer do amor? Há pessimistas que acham que o amor sumiu. O grande e belo amor. Há pessimistas que acham que hoje quando se fala de amor é simulacro de amor. É amor sem raízes, incapaz de resistir à menor tempestade. Para o grande e belo amor, não basta plantar sementes escolhidas. É indispensável cuidar do amor, regá-lo como se rega uma planta queridíssima. Jardineiro, jardineiro, mesmo plantando sementes de confiança e de amor, ficam faltando sementes de alegria. Pergunta-me o que quiseres, velho jardineiro. Lido com sementes de alegria, de amor e de confiança desde os meus tempos de menino. Se há pragas que as ataquem, se há meio de protegê-las, se há insetos que as devorem, para as minhas sementes prediletas de confiança, de amor e de alegria, o grande perigo é o egoísmo. Quem só confia em si, como pode confiar nos outros? Quem se ama sem limites, não tem lugar nenhum para amar ninguém. O egoísta se engana quando pensa que ama alguém de modo infinito. Quem ama demais acaba amando a si mesmo, querendo dominar, absorver, controlar a pobre pessoa, aparentemente amada. Na medida em que o egoísmo cresce, some a verdadeira alegria. O egoísmo que era a própria alegria imposta aos demais, sem o mais leve respeito para com o estado de espírito de cada um. Velho e querido jardineiro, capricha no plantio das queridas sementes, de confiança verdadeira, do grande e belo amor, da alegria autêntica, que nem o tentador logra atingir."

Sim

"Meus queridos amigos, há verdades às quais precisamos voltar sempre. Há verdades que não podem ser esquecidas e que merecem de vez em quando ser reavivadas. Querem um exemplo? Este pedido a nosso Deus e nosso Pai: ensinano-nos a dizer não, com gosto de sim e a jamais dizer sim com gosto de não. Às vezes o jeito é dizer não, mas que o nosso irmão sinta que não se trata de má vontade, de capricho, de prevenção, de qualquer sombra de ódio. Que o nosso irmão entenda que se não houvesse, como certos casos há, uma questão de princípio, como se tratasse, como às vezes acontece, de pedido que não está ao nosso alcance, o sim viria fácil, alegre, de coração. Mais grave é dar sim com jeito e gosto de não. Quando cedemos pela insistência, quando a maneira de pedir não é feliz, às vezes damos cada sim. Sim! Deus gosta de quem dar sim de cara alegre. O rosto de Nossa Senhora iluminou-se de felicidade, de alegria, de humildade, ao dar o sim a Gabriel, que lhe perguntava da parte do Pai se ela aceitava ser mãe de Cristo, mãe de Deus. O rosto de Abraão, ao amarrar no feixe de lenha o filho Isaac, disposto a imolar seu filho querido e único, pois tal era o pedido de Deus. O sim de Abraão mereceu recompensas larguíssimas porque apesar do sacrifício imenso, foi sim dado de cara alegre. E Deus poupou o fiel Abraão, pois na verdade desejava apenas experimentar-lhe a fé. É casado ou casada? Como foi seu sim na hora do casamento? Tem uma profissão? Trabalha de mau gosto ou deu e dar sempre, renova sempre, um sim aberto e largo à sua profissão? E o nosso sim à vida? Deus nos chamou a viver e o chamado divino se repete não só a cada dia, mas a cada instante. A vida é um dom maravilhoso, por mais duros que sejam certos dias, por mais escuro que nos apareça o futuro, o amanhã, demos de cara alegre, de coração agradecido, um profundo sim ao nosso criador e Pai. Sim, com gosto de sim."

Nenhum comentário: