segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mensagem Pascal 2009



“O Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia!
É o Cordeiro pascal, aleluia, aleluia!
Imolado por nós, aleluia, aleluia!
É o Cristo, Senhor, ele vive e venceu, aleluia!

Prezado/a irmão/ã,

Jesus Ressuscitou! Esta é a grande Boa Notícia que a Igreja dá ao mundo e à humanidade. Jesus, o missionário do Pai, depois de cumprida a vontade divina, regressa ao seio de seu Pai. Vence a morte, dando-nos a vida. Que mistério insondável de amor! Deus não abandona Jesus nas mãos da morte, mas ressuscitando-o dentre os mortos, faz a vida triunfar eternamente. Só Deus é bom!


A Páscoa é a maior festa do Cristianismo. Como ensinou o Apóstolo Paulo: “Cristo ressuscitou dos mortos como primeiro fruto dos que morreram” (1 Cor 15, 20). A Ressurreição de Jesus é a garantia de nossa vida com Deus. Se Jesus não tivesse ressuscitado, não teríamos vida e vã seria a nossa fé e nossa experança. Toda a esperança cristã está fundada na Ressurreição de Jesus. É o marco histórico de nossa fé e do nascimento de uma vida nova, que dura para a eternidade.

A Páscoa de Jesus é a nossa Páscoa. Jesus não ressuscitou em função de si mesmo, mas em função da vida do povo de Deus. O Deus da vida quis a vida de seu povo pela Ressurreição de seu Filho Jesus Cristo. Depois que o homem desobedeceu a Deus e deu ouvidos aos apelos da morte e da destruição, Deus viu a aflição de seu povo e desceu para libertá-lo (cf. Ex 3, 7-8). Deus não aceitou e nem jamais aceitará a miséria de seu povo, porque o projeto de Deus para este mundo é de vida para todos.

Cada pessoa que confessa Jesus como Senhor da vida e Salvador da humanidade, tem uma missão a cumprir neste mundo. A missão é ser testemunha da ressurreição de Jesus, como foram os seus Apóstolos (Atos 10, 41). Apesar das fragilidades que são inerentes ao ser humano, precisamos buscar sempre imitar Jesus Cristo, porque pela sua Ressurreição fomos convidados a permanecer com ele. Permanecer com Jesus significa buscá-lo onde ele está nos dias de hoje. Onde Jesus está? Onde está acontecendo a Ressurreição de Jesus?...

Ser testemunha da Ressurreição de Jesus significa vê-lo ressuscitando no sofrimento de seu povo. Jesus está no meio de nós, ele nos garantiu isso. A partir de seu Evangelho sabemos muito bem onde ele está: na beira do caminho, nas praças públicas, nas praias, nas periferias, nas casas do povo, na montanha, nos pequenos povoados, na sinagoga, e ocasionalmente no Templo de Jerusalém. Jesus quer que fiquemos perto dele, para que no amor e na justiça possamos dar testemunho de nossa fé na Ressurreição. Todos podem acreditar que Jesus ressuscitou, mas somente aqueles que tiverem a coragem de dar testemunho é que poderão fazer parte do Reino de Deus.

Não se pode esquecer que antes da Ressurreição, Jesus passou pela cruz. O cristão precisa estar com Jesus desde o Monte das Oliveiras até o túmulo vazio do primeiro dia da semana. Esta fidelidade permanente é que nos salva. É preciso ser perseverante no árduo caminho de Jesus: estreito, pedregoso, sofrido, difícil... Mas, depois de toda uma ladeira de subida ao Horto, depois de expiradas as últimas forças, depois de ter trabalhado infatigavelmente na construção do Reino de Deus; enfim, receberemos a coroa da vida, reservada àquelas pessoas que se dispuseram lavar suas vestes no sangue do Cordeiro.

Bendito seja Deus, pela Ressurreição de Jesus nosso irmão maior!

Feliz Páscoa!
Tiago de França
Fortaleza – CE, 13 de abril de 2009.

Nenhum comentário: