sexta-feira, 8 de maio de 2009

Catástrofes mundiais


Amigos e amigas,

O mundo assiste à uma destruição em escala global: guerras, crise econômica, exclusão dos pobres, terremotos, aquecimento global, fome, gripe suína etc. O que está acontecendo? Será castigo de Deus?...

Jesus nos revelou que Deus é amor. Deus é o amor em pessoa, o amor pleno, na sua essência. Crer que Deus é amor significa crer que de Deus não vem a desgraça nem o castigo. É um pecado grave de nossa parte acusar a Deus e culpá-lo pelo que está acontecendo no mundo. Não precisamos ser filósofos nem teólogos para descobrirmos a raiz de todos os males que desumanizam o gênero humano.

Sendo Deus AMOR por excelência, a solução para os problemas do homem e da humanidade está no AMOR. Em primeiro lugar, falta ao homem o amor-próprio, o amar-se a si mesmo. Amar-se a si mesmo é cuidar de si e do mundo em que se vive. Amar a si mesmo é cuidar do outro e vê-lo como imagem de Deus e irmão de sangue. Enquanto o homem não tiver esta consciência, as perspectivas de melhoras e mudanças são poucas.

O homem que conhece a Deus nasceu do amor, ensina-nos o apóstolo João. Todos nascemos do amor de Deus. Ninguém está excluído do amor. Ninguém consegue escapar do amor de Deus, porque Deus é presença em tudo e em todos. Negar esta presença é entender a situação do mundo atual. O amor gratuito de Deus é para toda a humanidade sinal de vida e salvação. Somos salvos pelo amor de Deus. Mas assistimos a uma recusa ferrenha a este amor e na negação e fechamento ao amor de Deus temos a desgraça do homem, do mundo e da humanidade.

Rejeitando a Deus e fechando-se ao seu amor, o homem quer caminhar sozinho excluindo-se da amizade com Deus. Sozinhos, nada podemos fazer, ensina-nos Jesus em seu Evangelho. Thomas Merton, em suas reflexões espirituais, descobriu que há um desejo muito forte de onipotência que toma conta do ser mais profundo do homem. Este desejo faz o homem negar a Deus e acreditar que pode tudo. É este mesmo desejo que faz o homem dominar inescrupulosamente o mundo. E este domínio cega o ser humano a tal ponto de não enxergar-se a si mesmo e nem ver o humano no outro.

Então, meus irmãos e irmãs, estamos diante de um número acentuado de pessoas que se fecham ao amor e aos valores autenticamente humanos e humanizadores e estes mesmos homens são os responsáveis pela desgraça da humanidade, porque roubam, guerreiam, corrompem e se deixam corromper, matam, enganam, falseiam, destroem, tudo em nome do poder, do prestígio e do ter. O fato de o capitalismo está na UTI e não falecer é porque o próprio homem está juntando todas as forças possíveis e até impossíveis para salvá-lo.

Então, quando alguém vier ao vosso encontro e perguntar: Onde está Deus diante de nossa desastrosa realidade? Pode responder sem medo:

- Deus é amor, está em você e no mundo. Ame-o sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo e salvar-nos-emos!


Tiago de França

2 comentários:

Paulinho disse...

O mundo esta acabando!

As catástrofes ambientais começam a virar temas mundiais em todo o planeta, varias regiões experimentam a força da natureza. Em contrapartida o homem continua sendo ganancioso e individualista, em todas as esferas. E se beneficia do poder financeiro para tirar proveito dos menos favorecidos.
No Brasil as tempestades tropicais batem recordes diários, como, devastações, enchentes, deslizamentos, calor... Aqui no RS a depressão central está enchendo de água, as pontes estão caindo, a água não consegue penetrar no solo encharcado, lavouras inteiras perdidas. Em SP nas grandes cidades a quantidade de água ultrapassa a capacidade do rio de recebe- lá, as cidades enchem de água e causam destruição e morte. E no mundo, terremotos, furacões, tissunames, frio e calor extremo geram pânico ao redor do mundo. Atualmente terremoto no Haiti.
Que vergonha, nos homens não somos civilizados o suficiente para habitar este planeta, talvez a natureza nos molde ao longo dos séculos e os ideais de felicidade não deverão passar pelo consumismo alucinante em que se encontram as pessoas atualmente. Hoje, o poder financeiro dita às regras, então e preciso direcioná-las no sentido da humanidade e não usá-las em causa própria. Por trás das manchetes diária de catástrofes, políticos corruptos e gananciosos desviam rios de dinheiro em benefício próprio, sendo extremamente individualistas e egoístas com a humanidade, dando as costas para o futuro, pois o que lhes importa é o prazer imediato do poder.
Então? O que vocês acham que vai acontecer nos próximos anos? Qual será o líder mundial que vai tomar uma atitude radical para os problemas? Será que o homem vai ceder a força da natureza, ou vai morrer pelo poder?

Estou escrevendo este texto, para leitura futura, talvez uns 30 anos, se sobreviver!

Porto Alegre, 21 de janeiro de 2010,

Paulinho.

SELSO BARDEN disse...

Doar é um exercício de cada um, é um modo de verificar nossa benevolência. O ato funciona para nós como espelho e nos possibilita a verificação de como estamos.
Tudo que eu penso sei que é impossível guardar segredo vou passando as informações para os outros, que é o meu trabalho hoje, receber e informar. Essa é a palavra, tudo que aprendemos deveríamos repassar para que outros tenham oportunidade de rasciocinar e libertarmo-nos dos conceitos que nos foram passados que nos tornam reféns da nossa própria cultura. Acontece que somos partículas divinas, tudo que sentimos nosso espírito informa através de um sistema divino magnético que pulsa na velocidade de 72 pulsações por minuto e é armazenado no banco de dados da terra formando um consenso de todos os seres vivos (humanos, animais e vegetais) que rege as leis terrestres. Este permanece instantaneamente agindo sobre as micropartículas construindo este nosso mundo conforme a vontade de nossos espíritos, (nossos espíritos criam nossos corpos e tudo o que existe) usando a energia do amor verdadeiro (amor incondicional).
De tempos em tempos a terra se ajusta ao Consenso Universal completando assim um Ciclo onde são separadas as energias(espíritos) positivas das negativas. Sendo que as negativas são conduzidas para uma reciclagem e as positivas passam para uma outra dimensão buscando uma nova etapa de evolução. Não precisamos nos preocupar em não entender uma coisa ou outra, isto é um processo de evolução, porém convém que tenhamos claro que diante de toda sabedoria divina nada sabemos.
Abraço
Selso Barden