sábado, 9 de maio de 2009

Espiritualidade e espiritualismo


A palavra espiritualidade deriva da palavra espírito, e este é o que temos de mais profundo em nosso ser. Todo ser humano é um ser espiritual, voltado ao transcendente. O homem está sempre ligado ao sobrenatural. Não importa se é crente ou não, se é religioso ou não, todo ser humano é espiritual e ligado ao sagrado. O sagrado faz parte da vida do homem, de sua constituição humana. Reduzir o homem ao aspecto puramente biológico é incorrer ao erro, é desconhecer sua essência. Desta forma, todo homem possui uma espiritualidade. Movido pela razão e pelo sentimento, todo homem age conforme uma verdade e é impulsionado por algo que acredita ser a verdade. Num passado não muito distante, houve homens que negaram a existência de Deus e até decretaram sua morte! Atualmente, também temos pessoas que não crêem em Deus, mas acreditam que há uma força imensa que está por trás dos acontecimentos do mundo. Esta força também é invocada quando o homem não sabe explicar a origem de certas realidades e a realidade de certos fatos, circunstâncias e fenômenos. Os cristãos acreditam nesta força e a chamam de Deus, Uno e Trino.
Há vários tipos de espíritos e espiritualidades, mas quero deter-me à espiritualidade cristã. Qual é a espiritualidade dos cristãos? Qual a espiritualidade da pessoa que segue Jesus? Antes de qualquer conceito ou constatação, é preciso saber quem é Jesus. Jesus tinha uma espiritualidade, enquanto ser humano inserido em um determinado momento e espaço na história da humanidade. Conhecer quem é Jesus é mergulhar na sua história traduzida no seu Evangelho. Este mergulho requer fidelidade ao Evangelho, para não cairmos na tentação de imaginarmos um Jesus de acordo com interesses particulares. Jesus é único, só ele é o Messias e ninguém pode inventar outro Cristo para ser seguido. O verdadeiro Cristo está no Evangelho, traduzido em palavras e ações. É preciso acreditar no Evangelho para poder acreditar em Jesus, porque o Evangelho traduz o jeito de ser de Jesus, suas posturas e seu pensamento. Jesus não veio a este mundo à toa, sem ter o que fazer. Ele veio enviado por seu Pai, Javé (Deus que liberta), para fazer com que a humanidade redescobrisse o verdadeiro caminho de Deus. A espiritualidade cristã está centrada no seguimento de Jesus, e este seguimento se traduz na atitude do seguidor em imitar aquele a quem segue. Seguir Jesus é colocar-se em seu caminho e perseverar. Quem se recusa a entrar no caminho de Jesus, não é seu seguidor e é desprovido da espiritualidade verdadeiramente cristã.
E o espiritualismo, o que é? O espiritualismo é como o joio em meio ao trigo. É um mal que está presente em todas as Igrejas cristãs. É o oposto da espiritualidade. O espiritualismo é a prática alienada de atos religiosos que não traduzem o amor nem o Espírito de Jesus. O espiritualismo afasta as pessoas do caminho de Jesus, torna as pessoas desvirtuadas e desviadas, escraviza e aliena a pessoa a tal ponto que ela passa a desconhecer o Evangelho, conseqüentemente a verdade e a justiça do Reino de Deus. É um mal que se infiltrou no Cristianismo e que leva as pessoas a acreditarem em um caminho sem compromisso com a verdade e a justiça do Reino de Deus. Pessoas espiritualistas são hipócritas e farisaicas, que seguem as leis e normas da religião em detrimento da caridade evangélica. O espiritualismo também pode ser uma ideologia e um conjunto de atitudes marcadas pela falta de amor fraterno. Em outras palavras, é todo um sistema religioso alienante, que ao invés de levar as pessoas a construírem o Reino de Deus, desviam-nas para a vivência de uma falsa fé, baseada em milagres midiáticos mentirosos e deturpadores, promessas de prosperidade, shows religiosos, preocupação pelo número dos que freqüentam o culto, arrecadação maciça de dízimos, comércio religioso, abuso da boa fé das pessoas, etc.
Os cristãos espiritualistas são ultraconservadores e não estão preocupados com a verdade do Evangelho. Sua situação é tão grave, que não podem ser chamados de cristãos, pois são como os fariseus, denominados por Jesus de “sepulcros caiados” (cf. Mt 23, 27). Todo aquele que pensa seguir Jesus negando-se à prática do amor e da justiça de Deus não é cristão nem seguidor de Jesus, mas fariseu hipócrita! Se o Cristianismo não vai bem, isto se deve a atitudes farisaicas de uma boa parte dos que se consideram cristãos, mas que não escutam à voz do Espírito de Deus.


Tiago de França

Obs.: Parte deste artigo foi publicado na página de Espiritualidade do Jornal O POVO, na edição deste domingo, 10/05.

3 comentários:

manoel mendonça disse...

O paralelo entre "o que não presta" e os Fariseus, vai de encontro ao ensinamento de Jesus "...amai ao próximo com a tí mesmo" - Os Fariseus têm sua próprias crenças e devem ser respeitadas, da mesma forma que pedimos respeito às crenças cristãs.

Luciano Rocha disse...

Acho que você deveria estudar mais antes de escrever algo ofensivo na internet, ao meu ponto de vista, o espiritualismo é oposto a tudo que é materialista, inclusive às religiões, que são doutrinas materialistas. A única religião que existe de verdade é o Amor. Ser espiritualista de verdade é procurar, viver e propagar o Amor e a Sabedoria, tal como Jesus exemplificou. Abraço.

Neusa disse...

Simplesmente não concordo com esse texto.