sábado, 23 de maio de 2009

Hugo Chávez, ditador?


Quem não tiver visão história dos totalitarismos que se deram ao logo do tempo na América Latina chamará Fidel Castro e Hugo Chávez de ditadores. Assim como Che Guevara, estes homens sonharam e os dois primeiros ainda sonham com a liberdade de seus povos.

Nestes dias foram anunciadas as nacionalizações de seis empresas multinacionais na Venezuela. Estas empresas eram de cerâmica e siderurgia e tinham capitais privados da Europa, Ásia e América Latina. O objetivo do Governo Chávez é libertar o país do capital internacional, que não enriquece o país, aumentar o poder do Estado e melhorar a vida da população. Foi o oposto que ocorreu no Brasil, na era FHC, quando este vendeu dentre muitas outras empresas estatais, A Companhia Vale do Rio Doce, que segundo analistas do campo da mineração, se a mesma fosse vendida valeria hoje, aproximadamente 200 bilhões de dólares. Omito-me em falar do preço de venda da mesma em 1997 (faz até vergonha!), dado o valor ínfimo em que foi entregue ao capital especulativo internacional.

A maneira como a rede Globo de TV coloca Hugo Chávez para os brasileiros é pobre e mentirosa. A expressão é: “Hugo Chávez declara guerra aos investimentos internacionais...” e faz ligação imediata à Revolução Cubana. Estamos cansados de escutar dos críticos do capitalismo que o que acaba com a soberania de uma nação são as privatizações e o capital especulativo internacional. Numa linguagem simples pode-se entender que as multinacionais e os bancos estrangeiros querem: investir sem medida, isentar-se do pagamento de impostos e taxas alfandegárias, menos burocracia por parte dos governos, exploração dos recursos naturais, lucros absurdos e inaceitáveis e exportação da riqueza para os países de origens das empresas. A falácia se dá na idéia de que tais empresas oferecem emprego, tecnologia, crescimento do PIB e desenvolvimento sustentável ao país. Puro engano!

Assim sendo, quem é desprovido de consciência história e memória vai ignorar de imediato as ações de Hugo Chávez contra as empresas industriais e midiáticas que estão fazendo de tudo para desmoralizar o Governo junto às populações nacionais e internacionais, mas não irão conseguir por dois motivos: primeiro, porque Hugo Chávez é destemido. É um homem que não tem medo de ameaças, não é alienado e nem se deixa levar pela lábia dos exploradores. Segundo, porque a população acredita na personalidade de Hugo Chávez. O povo venezuelano, assim como os povos das demais nações em que a esquerda venceu democraticamente e com força política em toda América Latina, acredita no fortalecimento da democracia.

A liberdade e a autêntica democracia, que se dão na busca da igualdade entre as pessoas, nunca foram temas do capitalismo neoliberal. Dessa forma, não é de se estranhar que a rede Globo e as demais empresas que pregam o capitalismo como saída para a humanidade busquem desmoralizar governos que escutam o povo e devolvem o poder que lhe pertence. Fiquemos de olhos atentos, pois a manipulação da consciência faz parte dos falaciosos e doentes oradores do capitalismo.


Tiago de França

2 comentários:

eugenio fonseca disse...

Saudações
Gosto do seu blog, porém discordo da visão benigna que tens em relação aos citados líderes. São opressores e perseguem os que se opõem a eles. Seus países apresentam carência de alimentos e necessitam importar a maior parte deles, graças às políticas equivocadas que adotaram (o caso da Venezuela é gritante pois se trata de um país grande e rico em recursos minerais). Não se foge de Cuba a toa.
Um abraço.

P3 disse...

Eu discordo que seja uma visão benigna meu caro eugenio. Se você parar para analizar isso melhor vai ver que não é uma visão, é o que realmente será se tudo ocorrer da maneira que Chaves e mais pessoas desejam pela liberdade do povo.
Vou convidar você e quem estiver lendo para fazer uma analize:

Imagine e observe um milionário que pode ter tudo o que quiser em termos de bens com uma reserva enorme para as próximas gerações e buscando ter cada vez mais. Tente encontrar o objetivo de vida desse ser humano de carne, osso e sentimentos em busca de se encaixar da melhor maneira no capitalismo....

E agora imagine um morador de rua, que tem uma unica preocupação, que é manter seu corpo de carne, osso e sentimentos vivos. Por ai acho que já da pra você imaginar que todos seus sentimetos estão sendo encobertos pela necessidade do corpo de sobreviver, sendo assim não preciso nem pedir para você encontrar o objetivo de vida dessa pessoa no capitalismo.

Os valores humanos está sendo cada vez mais oculto nessa busca desenfreiada de ter...ter...ter cada vez mais sem precisar, deixando de ter uma maravilhosa passagem nesse mundo levando valores de suas experiências quando partir dessa para melhor...e pode ter certeza que é dessa pra melhor MESMO, analizando o "caco" que está este mundo hoje.
Como seria bom para todos não precisar se preocupar com a sobrevivência e procurar ser...ser...ser cada vez mais, ser o que deseja, fazer aquilo que gosta de fazer, não precisar ver alguem necessitado por que ele mesmo pode se ajudar tentando encontrar aquilo que gosta para fazer. Seria bom ganhar dinheiro tendo prazer, sem se preocupar como essa profissão está no mercado em termos de ser bem remunerado ou não.

Por tanto, apenas pense em tudo isso, não precisa nem ir tão longe (Venezuela) para fazer estas analizes. Veja sua vida como está, pergunte a você mesmo se realmente está contente da forma como esse mundo caminha, com as preocupações que as pessoas são obrigadas a ter...

Eu não tendo nada contra pessoas com opiniões opostas. essa é apenas a minha. Flw eugenio!