quinta-feira, 14 de maio de 2009

Internet, juventude e sexo


A internet é um dos instrumentos de comunicação mais eficientes e usados no mundo atual. É a rede mundial de computadores, uma grande rede de relações que engloba toda a humanidade. Sem sombra de dúvidas, a internet é um meio de comunicação importante na vida relacional entre as pessoas. Infelizmente, a exclusão digital deixa muita gente fora dos benefícios propostos pela internet. Por meio desta, as pessoas interagem com o mundo todo, com todas as culturas e visões de mundo. É um rico espaço de informações, dados, imagens, sistemas, comércio, produtos, ofertas etc. onde o usuário precisa discernir aquilo que quer, pois na internet encontramos de tudo. São muitas as vantagens, mas também perigosas desvantagens.

A internet pode influenciar a vida do jovem, levando-o à superficialidade. Dentre os vários perigos da internet na vida dos jovens podemos citar:

- relações superficiais e virtuais. Através de instrumentos de comunicação em tempo real, “online”: MSN, Orkut, E-mail etc. o jovem pode levar uma vida afetiva superficial, perdendo contato físico com as pessoas acostumando-se às relações virtuais, baseadas em longas conversas sobre sua intimidade humana, afetiva e sexual. Isso é altamente prejudicial porque enfraquece a personalidade do jovem e seus valores.

- sexo explícito e aliciamento sexual. A internet dispõe de imagens, vídeos, textos e outros recursos onde expõe sem pudor algum a intimidade sexual da pessoa, desumanizando-a e depravando-a. A depravação sexual é um dos piores males da internet e da vida da maioria dos jovens que a utilizam desordenadamente. O uso da internet não tem limites, não há política de privacidade na internet. Tudo pode ser acessado por todos. As idéias, as imagens, as informações e tudo o mais é oferecido a todos. Independentemente da idade do usuário, tudo pode ser acessado. Há avisos e alertas no que se refere ao uso de certos “ambientes” na internet, mas se o usuário quiser, ele pode acessar a vontade sem a menor preocupação com censura ou restrição, salvo os campos em que o uso não é gratuito. Uma vez que não estão se vendo pessoalmente, a relação afetiva da maioria dos jovens pela internet se dá na base do sexo explícito: tiram-se fotos, ligam-se câmeras, acessam-se vídeos, conversa-se em teor altamente depravado, expondo sem vergonha e limites a intimidade sexual.

- esquecimento da leitura de livros e os estudos. Uma vez que a internet tornou-se um vício na vida de muitos jovens, estes não têm tempo para estudar. O uso imprudente da internet seduz o jovem e o leva a considerar os estudos coisa chata e cansativa e alguns até desistem porque considera os estudos como coisa que não dá futuro na vida. O jovem perde as motivações para o campo do conhecimento, porque a internet lhe oferece tudo pronto e elaborado. Depois do surgimento da internet, a preguiça mental se acentuou cada vez mais entre os jovens e na maioria dos usuários. Se o jovem estuda, ele é tentado a “pesquisar” na internet e entregar suas “pesquisas” bem ou muito mal elaboradas a seus professores. Quando bem elaboradas, não sabem o que estão entregando. Ganham boas notas, mas a cabeça está vazia! Quando entendem alguma coisa, não sabe organizar as idéias, porque a internet oferece as informações soltas, sem conexão de sentido.

- problemas de visão, coluna e sedentarismo. Devido ao uso exacerbado da internet, o jovem sempre se encontra estressado, cansado e sem motivação para viver uma vida saudável. Ele já está condicionado, caso tirem a internet do mesmo, poderá até ficar doente e depressivo. Começam a aparecer problemas na visão, ocasionados pela longa exposição ao monitor, problemas na coluna, por estar mal e sempre sentado. O sedentarismo é outro mal. A maioria quer passar a maior parte do tempo diante do computador, em detrimento do convívio social e familiar. O sedentarismo leva ao isolamento do jovem e este passa a não acompanhar a evolução do tempo e da sociedade, sem saber o que está acontecendo no mundo. Torna-se um ser despolitizado, incapaz de fazer escolhas maduras na vida.

Para resolver estas e outras questões relacionadas à influência da internet na vida dos jovens é preciso diálogo. Conversar com os jovens e alertá-los do perigo do uso da internet, pois estão tão mergulhados no sistema, que mais escraviza e manipula do que educa e amadurece o espírito, que não conseguem enxergar as conseqüências do mau uso da mesma. A partir do momento em que os jovens se conscientizarem que precisam ser livres e protagonistas de um novo modelo de sociedade, diferente da que assistimos e vivemos, com certeza tornar-se-ão mais ativos no meio social. Tudo é um processo, nada acontece de repente. Nossos jovens precisam de liberdade e o despojar-se do uso doente e exacerbado da internet pode ser um bom início de caminhada. A família, a escola e as Igrejas têm papel fundamental neste processo.


Tiago de França

Nenhum comentário: