terça-feira, 5 de maio de 2009

Ir longe e encontrar-se


Pensei em ir longe
Para ver se me encontrava.
Estive perto de mim,
Mas não enxerguei-me.

Vi uma sombra
Parecida comigo,
Mas não era eu,
Mas parecida comigo.

Pensei em ir longe de mim
Para ver se me entendia,
Porque tudo é nebuloso,
Entranhado, difícil.

Eu me vi bem longe
E senti que ali estava.
Estava a pensar,
Pensar no meu eu.

Quando lá cheguei,
Pensei que pensava.
Repensei e descobri.
Pensei, dei-me contar, descobri-me.

Envolto no pensar,
Indaguei-me:
Que penso de mim mesmo?
Descobri que eu penso no que penso.

E neste pensar, pensei:
Vejam só como eu sou,
Um ser que pensa e quando pensa
Descobre-se pensador.

O que seria de mim,
Se de longe do mesmo
Não pensasse?
Não descobriria quem sou.

E fui,
Me vi e pensei.
Vi que meu pensar é revelador.
Vi que pensando eu sou.

Mas... O que eu sou?...


Tiago de França

Nenhum comentário: