domingo, 21 de junho de 2009

A fé


O texto do Evangelho deste XII Domingo do Tempo Comum é Mc 4, 35 – 41. Jesus e seus discípulos atravessam o lago de Genesaré. Jesus sobe no barco e vai dormir e os discípulos remam. De repente surge uma tempestade e o barco começa a se afundar. Apavorados, os discípulos fazem uma pergunta curiosa: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” (v. 38). Pelo fato de Jesus está dormindo na parte de trás do barco sobre um travesseiro, os discípulos pensam logo que ele não está preocupado com o que está acontecendo. Esta pergunta demonstra a falta de conhecimento dos discípulos em relação a Jesus. Eles não conheciam suficientemente Jesus para confiar nele. Se realmente conhecessem, com certeza, saberiam que aquela tempestade não seria motivo de preocupação ou pavor, pois Jesus é o Filho de Deus e seu poder está acima de todas as coisas, principalmente das forças da natureza.

Diante da pergunta, Jesus acalma a tempestade com uma expressão de quem tem autoridade: “Silêncio! Cala-te!” (v. 39). As águas impetuosas obedeceram imediatamente à palavra de Jesus. Diante do medo dos discípulos, Jesus faz uma importante e reveladora indagação: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (v. 40). Jesus conhece o medo dos discípulos. O medo atrapalha no seguimento de Jesus. A verdadeira fé erradica o medo da vida do seguidor de Jesus. O texto termina com a pergunta dos discípulos: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” (v. 41). O Evangelho segundo Marcos tem a finalidade de responder à pergunta: “Quem é Jesus?” Este primeiro milagre no evangelho segundo Marcos é a primeira prova de Jesus fazendo-se conhecer pelos discípulos. O leitor deste evangelho é convidado a compreender Jesus no cotidiano da vida de seus discípulos. Conhecer Jesus é uma necessidade de todo aquele que deseja segui-lo, pois não se pode seguir a um estranho.

O medo é um mal terrível na vida de uma pessoa. Uma pessoa medrosa não consegue viver bem, pois o medo a aprisiona. Ele imobiliza a pessoa diante da vida, fazendo com que ela não avance para “as águas mais profundas” da existência. O medo tira da pessoa a coragem de viver e ser feliz. Ele consegue fazer com que a pessoa pense que tudo é perigoso, estranho e ameaçador. O medo é um dos maiores obstáculos no seguimento de Jesus, porque quem é dominado pelo medo não pode trilhar as pegadas de Jesus e participar de sua sorte. O caminho de Jesus requer uma coragem inabalável. O caminho de Jesus é difícil, cheio de espinhos, estreito e desafiador; uma pessoa medrosa jamais poderá trilhá-lo. Não podemos ter medo do medo, ele faz parte de nossa condição. Assim pensava Jean-Paul Sartre: “Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal; isso nada tem a ver com a coragem”. O que não podemos permitir é que o medo nos domine.

A fé liberta-nos do medo. Uma pessoa de fé é uma pessoa corajosa. A fé é um elemento primordial no seguimento de Jesus. Quem não tem fé não pode seguir Jesus. É preciso ter fé nele e perseverar. A fé é um dom gratuito dado por Deus, que precisa ser alimentado todos os dias. A oração ajuda muito no cultivo da fé, é um meio pelo qual a pessoa fortalece a vivência de fé. Na oração temos contato direto com Aquele em quem depositamos nossa fé, logo uma pessoa de fé é também uma pessoa de oração. Somente quem reza e que tem fé pode libertar-se do medo. Sem a fé é impossível agradar a Deus (cf. Hb 11, 6), pois é pela fé que demonstramos nossa confiança em Deus e dele recebemos a verdadeira vida. É pela fé que somos salvos (Ef 2, 8 – 9). Disse, ainda, Mahatma Gandhi: “A fé – um sexto sentido – transcende o intelecto sem contradizê-lo”.

Os discípulos se apavoraram diante da tempestade. Ninguém escapa das tempestades da vida. Elas são difíceis, mas necessárias. As pessoas de fé podem até indagar a Deus, como fizeram os discípulos de Jesus: “Senhor, não te importas que eu pereça?” Somos tentados a pensar que Deus está alheio às nossas tempestades. Certamente, não é Deus o causador de nossos problemas, de nossas tempestades. Deus não causa problema na vida de ninguém. Ele não é um problema na vida de ninguém. São muitos os que pensam que Deus é um homem severo e mal, que castiga o homem fazendo-o sucumbir em seus pecados. Quem assim pensa, não conhece a Deus. Na primeira leitura da liturgia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, sexta-feira passada, disse Deus por meio do profeta Oséias: “Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles” (Os 11, 3). Deus cuida de nós, porque ele nos ama. Então, por que temermos às tempestades da vida? “Não tendes fé?”, pergunta-nos Jesus. Precisamos aprender a confiarmos em Deus, porque ele é nosso Deus, nosso salvador, nossa força e salvação (cf. Is 12, 2). Permaneçamos em Cristo, pois nele somos novas criaturas (cf. 2 Cor 5, 17), porque renovados em Cristo vencemos o medo e nos tornamos pessoas de fé.


Tiago de França

3 comentários:

RIBAMAR SANTOS disse...

suas palavras me reanimam e me faz recomeçar de onde eu parei...

RIBAMAR SANTOS disse...

Tiago,Sou de Caucaia, da Comissão de justiça e paz. Que bom ouvir alguém, como você, sábado, aqui em nossa cidade. É a certeza de que não estamos sozinhos.

Tiago de França disse...

Caro Ribamar,
No caminho de Jesus somos filhos de um mesmo Pai, irmãos de Jesus e guiados pelo Espírito. Ninguém está sozinho. Precisamos caminhar juntos!

Abraços!