terça-feira, 14 de julho de 2009

12º Intereclesial das CEBs


De 21 a 25 do corrente mês ocorrerá em Porto Velho (Rondônia), o 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que terá como tema “CEBs – Ecologia e Missão”. O objetivo é reunir as lideranças das Comunidades de Base de todo o país para refletir a realidade da Amazônia. As CEBs acompanham as temáticas atuais da Igreja Universal, vivendo assim a tão sonhada comunhão e participação anunciada pelo Concílio Vaticano II. O jeito de ser Igreja das Comunidades de Base possibilita a vivência da comunhão e participação, que ainda é ausente na maioria das vivências eclesiais.

A realidade da Igreja na Amazônia é profundamente profética e missionária. Penso que as Congregações religiosas que têm carisma voltado para a missão devem olhar misericordiosamente para a Amazônia, assumindo as causas que ali se encontram. A CNBB, por meio dos Bispos e suas respectivas dioceses, volta seu olhar para o extenso campo de missão, que é a Amazônia, lugar de vida, mas também de injustiças gritantes , praticadas por grileiros e exploradores do povo de Deus. Anunciamos o caráter essencialmente missionário da Igreja, portanto cabe a todas as Igrejas Particulares, o envio de missionários, leigos e ordenados, para a missão na Amazônia. O governo age de forma muito tímida na proteção da Amazônia, desta forma, a Igreja – instrumento de salvação da humanidade – como coluna da verdade no meio do mundo, é chamada a não deixar morrer o grito profético levantado pela Ir. Dorothy Stang e tantos outros irmãos e irmãs que do seio da Amazônia clamam por justiça.

O Criador do Universo, sumamente bom e misericordioso, se faz presente na luta de pessoas, Igrejas e Organizações que lutam por justiça nas terras amazônicas. A justiça brasileira, absolvendo os devidos culpados pelos crimes que por lá se praticam, já deu plenas provas de que sem a colaboração do povo brasileiro, em breve haveremos de perder a nossa maior riqueza natural. Esta, que por sua vez, é cobiçada por indústrias farmacêuticas internacionais e outros setores de exploração impiedosa da natureza. É urgente um trabalho de evangelização centrado na denúncia aberta e corajosa das práticas absurdas que se acentuam cada vez mais em terras onde a lei está do lado dos poderosos, que a compram descaradamente. O Deus da vida nos constitui autoridades na palavra e no gesto para combatermos este mal aparentemente imbatível, que é a exploração da terra e dos recursos naturais em nosso país, especialmente na Amazônia.

O 12º Intereclesial das CEBs deseja ser um encontro fraterno, onde as lideranças das comunidades irão pensar e rezar a realidade, à luz da fé no Deus da vida e na reflexão do contexto sócio-político de nosso país. As CEBs na Igreja e na sociedade de hoje são uma parcela de cristãos militantes que, na reflexão teológica da fé e da vida, conseguem na prática libertadora do seguimento de Jesus, unir fé e vida numa só celebração pascal. Roguemos a Deus por este Encontro de Irmãos e peçamos ao Espírito de Deus que reacenda em nós a chama da fé comprometida com a causa dos pequenos.


Tiago de França

Nenhum comentário: