quarta-feira, 15 de julho de 2009

Deus e os pequenos


“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”.
(Mt 11, 25)

Desde o início da história da salvação, Deus quis revelar-se aos pequeninos. Toda a história do povo de Deus demonstra que Deus escolheu defender e promover os pequenos e indefesos. Este foi o querer de Deus. Quem pode contestar ou se opor ao querer divino?... Quando veio Jesus, Deus continuou optando pelos pequeninos, pois fez Jesus nascer pobre, numa família pobre. Quando assumiu publicamente sua missão, Jesus se colocou do lado dos pequeninos, porque esta era a vontade de Deus. Jesus, na prece do versículo acima, agradece ao Pai, porque este se revelou aos pequeninos. Os sábios e entendidos deste mundo não conhecem nem entendem a Deus.

Para conhecer a Deus é preciso se tornar pequeno. Optar pela pequenez é ter a coragem de assumir a condição de Jesus. Este, aos olhos do mundo, era pequeno, indefeso, destituído de força e de poder. De fato, humanamente Jesus era um fracassado! Jesus se fez pequeno e indefeso para assumir a condição dos pequenos e indefesos. Jesus não era sacerdote nem membro da corte imperial, mas filho de carpinteiro e filho de Belém, cidade insignificante naquela época. No exercício da missão, Jesus obedeceu à vontade do Pai quando esteve entre os pecadores de seu tempo. Até hoje muita gente não entende como é que o Verbo de Deus se encarnou na realidade pecaminosa do mundo, tornando-se igual aos homens, exceto no pecado.

Somente os pequenos entendem a encarnação do Verbo de Deus. E somente na vida dos pequenos e que este Verbo se encarna. Os sábios e entendidos não entendem nem conseguem viver a encarnação do Verbo divino. Os pequenos é que são os privilegiados, porque receberam olhos que enxergam, ouvidos que escutam, tato que sentem, boca que falam e nariz que cheiram... Os sábios têm tudo isso, mas não sondam a sabedoria divina que se revela na humildade e simplicidade do cotidiano daquelas pessoas que caminham nas estradas de Jesus, participando da sorte do Verbo.

O Deus da vida está presente na vida. Ele não pode ser entendido nas cadeiras filosóficas e teológicas, pois estas são culturas humanas, criações humanas. Toda a Filosofia e Teologia são um saber elaborado pelo homem que, limitadamente, busca perscrutar o saber divino, mas mais sábio é Deus que se deixa revelar aos pequenos, que não possuem os saberes filosóficos e teológicos. O filósofo e o teólogo que aspira entender e ter acesso à sabedoria divina precisa ter a humildade de reconhecer sua ignorância e abraçar a condição de pequeno, pois é na fraqueza dos pequenos que Deus se revela, e a história da salvação e da revelação já deu plenas provas disto.

Ó Deus, abre nossos olhos e ouvidos, ilumina nossa inteligência, para que possamos compreender tua vontade e conhecer-te cada vez mais. E que este conhecimento de Ti nos conduza à prática do amor gratuito, sincero e verdadeiro.


Tiago de França

Nenhum comentário: