sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Che Guevara e a liberdade


No dia 9 de outubro de 1967 foi assassinado um dos maiores líderes revolucionários da América Latina, Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che. É um dos homens mais venerados da América Latina e se tornou símbolo da luta por justiça e liberdade. Todos os grupos que lutam contra os governos neoliberais e ditatoriais têm em Che Guevara um exemplo de homem sonhador que não se curvou na busca da liberdade.

Os jovens de hoje devem aprender com Che Guevara que o homem precisa ter sonhos, objetivos firmes e convicção. El Che ensina-nos a sermos perseverantes na labuta cotidiana. El Che acreditava na edificação de uma sociedade nova, onde as relações devem ser pautadas na justiça social. El Che é um exemplo de homem de profundas convicções e nos ensinou que a vida só tem sentido se tivermos uma causa para nos ocuparmos até as últimas consequências.

A luta pela justiça social continua sendo uma realidade na vida de muitos homens e mulheres em nossa América. Certamente, a justiça se tornará realidade plena se todo ser humano tomar consciência de seu valor e significado para a vida em sociedade. A realidade atual explica a morte de Che Guevara, pois no seu tempo, as desigualdades e a falta de liberdade eram realidades gritantes e hoje tais realidades continuam se manifestando entre nós, dada a corrupção nas relações humanas e sociais. Finalizo esta breve reflexão com uma forte verdade vivida e anunciada por Che Guevara:

"PREFIRO MORRER DE PÉ QUE VIVER SEMPRE AJOELHADO".


Tiago de França

Um comentário:

DiegoBaima disse...

Vídeos sobre Che Guevara:

1) http://www.youtube.com/watch?v=9nqncTVPc8k

2) http://www.youtube.com/watch?v=5kp4fyICAYA&feature=fvsr