quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Natal solidário


A celebração anual do Natal é a oportunidade que os cristãos têm de fazer a memória da encarnação do Filho de Deus, Jesus Cristo. Não se trata da festa de aniversário de Jesus, mas da celebração de seu nascimento na humanidade. O sentido do Natal está no encontro de Jesus, enquanto Deus, com a humanidade. É a celebração do encontro. Quem acredita neste encontro histórico de Jesus com a condição humana é chamado a viver a espiritualidade do encontro com Jesus. Ao falar de encontro, surgem três indagações que nos ajudam a entender tal espiritualidade: Quem é Jesus? Onde encontrá-lo? Como encontrá-lo? Ao respondermos com a vida a estas perguntas estaremos vivendo a desafiante espiritualidade do encontro com o Filho do Amor.

Ninguém consegue falar com plenitude a respeito da pessoa de Jesus, pois continua sendo um mistério para a humanidade. Tudo o que conseguimos dizer é fruto de nossa leitura evangélica. Além desta leitura, somente o Espírito, na experiência particular de cada um, é que é capaz de revelar Jesus. Para nos encontrarmos com Jesus precisamos saber quem ele é, para não corrermos o risco de nos encontrarmos com um estranho. Mas com a pessoa de Jesus não precisamos ter medo, pois ele é o Amor em pessoa e este amor nos realiza plenamente e nos faz autenticamente humanos. Fiquemos, então, com esse conceito clássico sobre Deus: “Deus é amor”, ensina-nos a Escritura. Jesus Cristo sendo Deus, também é amor.

Podemos encontrar Jesus onde ele nasceu: na manjedoura. Esta implica radicalmente pobreza. Jesus nasceu pobre. Fica claro que, tendo Jesus nascido pobre entre os pobres de seu tempo, Deus fez uma opção preferencial pelos pobres. É verdade que Jesus e sua salvação são universais, mas o fato de ter nascido pobre no meio dos pobres demonstra claramente que Deus veio libertar o seu povo. Fica mais claro ainda que nos dias atuais Jesus continua no meio dos pobres, pois ele é o mesmo, ontem, hoje e sempre. Acreditar em Jesus pressupõe ir ao seu encontro no meio dos pobres. Jesus assumiu a condição de pobre, não para legitimar a pobreza, mas para lembrar a humanidade que todos os homens são iguais e queridos perante Deus, preferencialmente os pobres.

Encontrar-se com Jesus é encontrar-se com uma pessoa. Não se trata de um encontro com um fantasma, um espírito ou com uma idéia. Jesus está encarnado na história dos homens. Ele não veio para fazer uma visita e depois retornar para o repouso do paraíso, mas armou sua tenda entre nós e veio participar das contingências da história humana no desdobramento cotidiano dos pobres. Trata-se de um encontro que se dá na transparência, na reciprocidade, na simplicidade, na verdade e na espontaneidade. Não se trata de um encontro ritual e orante. Ninguém se encontra com outra pessoa para rezar para ela, mas para dialogar na amizade humilde e sincera. Assim sendo, encontrar-se com Jesus nos dias de hoje é ir ao encontro dos pobres numa atitude de amizade humilde e sincera.

A situação dos pobres, em sua maioria, é de desemprego e fome. Ir ao encontro da fome dos pobres é assisti-los como irmãos em Cristo. Não se trata de um trabalho assistencialista, mas de ação caritativa e esta se baseia na relação amorosa com o outro. Foi isto que aconteceu no dia 23 de dezembro passado, no Centro Comunitário de nossa Paróquia, onde ocorreu uma confraternização que contou com a participação de 120 crianças e suas respectivas mães. Foi um momento alegre e fraterno, onde refletimos o sentido do natal à luz do carisma caritativo de São Vicente de Paulo, Pai da Caridade. O encontro contou com a escuta de uma breve reflexão, um jantar, músicas e distribuição de brinquedos. No rosto de cada criança, alegre e feliz pelo momento, encontramos a pessoa de Jesus que nos chama à solidariedade e à paz.


Tiago de França

Obs.: Artigo publicado no Informativo Correio da Imculada, da Paróquia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, Jacintinho, Maceió - AL, por ocasião do Natal solidário ocorrido no dia 23/ 12/ 09.

Nenhum comentário: