domingo, 1 de janeiro de 2012

Uma mensagem aos amigos e amigas


Querido/a irmão/ã em Cristo Jesus,

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Espero que esta carta te encontre bem. Quero iniciar este ano expressando minha alegria em tê-lo/a como amigo/a. Em meio às dificuldades que a vida vai nos apresentando, o cultivo da autêntica amizade é caminho certo para vivermos mais e melhor. A fé cristã nos orienta para a promoção e defesa da vida do mundo e do ser humano e estas passam também pela amizade. Penso ser muito oportuna toda reflexão voltada para o fortalecimento do ser humano diante dos contravalores que dominam cada vez mais as relações interpessoais neste nosso mundo chamado pós-moderno.

Na missa de encerramento do ano letivo do Seminário, no momento de ação de graças fiz questão de chamar a atenção para o valor da amizade na vida dos que se sentem chamados ao serviço da Comunidade. Somos chamados a este serviço. Servir ao próximo não é privilégio de seminarista, padre, freira e dos demais religiosos. O serviço ao próximo é uma exigência evangélica que Jesus dirige a todos os que foram batizados em seu nome.

O grande problema da Igreja é a falta de consciência da maioria de seus membros. Como seria bom se todos meditassem a respeito do compromisso assumido no batismo. O compromisso batismal consiste no seguimento a Jesus de Nazaré, seguimento que se dá quando procuramos viver o mandamento do amor. Viver este mandamento é muito difícil, mas não é impossível. É difícil porque a indiferença e o ódio estão tomando conta do mundo e das pessoas; não é impossível porque o Deus que nos chama a viver o amor nos ajuda com sua graça.

Na amizade se manifesta a graça de Deus. O nosso Deus é, antes de tudo, nosso bom e fiel amigo. Felizes são os que procuram ser amigos de Deus. É através da amizade que vivemos a fraternidade. O mundo atual semeia discórdias, que separam mais as pessoas e as tornam cada vez mais frias e indiferentes. Quem professa a fé em Jesus de Nazaré deve se esforçar para ser sinal de unidade, amizade e, conseqüentemente, de fraternidade no meio do mundo. É inaceitável que o cristão seja um contratestemunho e/ou pedra de escândalo para aqueles que precisam de solidariedade para reerguer-se na vida.

O Senhor nosso Deus nos concede mais um ano para nos exercitarmos no amor ao próximo. Trata-se de um exercício salvífico, que exige abertura e paciência. Abertura para acolher o diferente e o novo. Estes nos questionam e ajudam a fazer uma autorevisão de nosso jeito de ser no mundo. Paciência para esperar pelo outro, no seu ritmo e jeito de ser. O outro tem seu momento, sua hora e suas disposições interiores. Paciência para suportar a verdade de que não podemos mudar o outro. A mudança acontece na amizade e na co-responsabilidade.

O amigo é aquele que é co-responsável pelo outro, que cuida do outro, que participa da vida do outro. Trata-se da espiritualidade do cuidado, tese defendida recentemente pelo teólogo e filósofo Leonardo Boff. O mundo e a Igreja atuais carecem de pessoas que se cuidem, mutuamente; que se ajudem a viver melhor. A qualidade de nossa vida depende, imprescindivelmente, da qualidade de nossas relações interpessoais. Este é o caminho para a paz.

Por isso, neste novo ano vamos fortalecer os laços que nos unem em Cristo Jesus. A vida se tornará cada vez mais fácil se nos esforçarmos por vivermos de acordo com aquilo que Jesus nos ensinou, e ele os ensinou que o caminho para um mundo e uma vida melhores está na prática do amor ao próximo, amor que se manifesta na amizade e na solidariedade. Que o Espírito do Senhor nos ajude neste propósito e nos confirme no caminho de Jesus de Nazaré.

Com meu abraço e meus sinceros votos de um santo e FELIZ ANO NOVO,

Tiago de França
Desde Colônia Leopoldina - AL, 01 de janeiro de 2012 - Dia Mundial da Paz.

2 comentários:

cruise the maldives disse...

Many thanks for such a write-up. I undoubtedly cherished reading it and talk about this it to my friends.

electronic cigarettes disse...

Amazing post! i am so thankful to you! quite informative and interesting as well... appreciate your efforts!