quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

MENSAGEM DE NATAL 2014

“A Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14).

Amigos e amigas, irmãos e irmãs no Verbo de Deus,

Graça e paz!

É sempre motivo de alegria e esperança a celebração solene do nascimento de Jesus de Nazaré, nosso Irmão maior. Em sua infinita bondade, o Pai nos enviou Jesus, concedendo-nos a graça de participarmos de sua vida divina. Esta participação nos concede a verdadeira alegria e paz. Somos chamados para entrarmos em comunhão permanente não com algo estranho e distante, mas com Aquele que veio até nós e conosco permanece para sempre. Deus, nosso bom Pai, no Cristo Jesus e na força consoladora do seu Espírito, jamais nos abandona.

Deus, tornando-se um de nós, assumindo nossa condição em tudo, exceto no pecado, no mistério da sua encarnação, veio morar entre nós. Esta é nossa alegria e nossa esperança. Em Cristo, adotados como filhos e filhas, somos salvos e felizes porque somos, misteriosamente, alcançados pela presença amorosa do nosso bom Pai, que está em cada um de nós. Esta é nossa fé, este é nosso credo. Assim, em meio às trevas do mundo somos filhos da Luz, espelhos da glória de Deus. A claridade da luz divina não permite que sejamos confundidos. Com os olhos fixos em Jesus, o Cristo, e iluminados por sua luz, estamos em Deus e Deus está em nós.

Estamos vivendo tempos difíceis. O mundo está profundamente marcado pelas diversas formas de violência que destroem a vida humana e a de toda a criação. Crises morais e institucionais nos desafiam e geram desespero. O amanhã se torna cada vez mais sombrio. Estamos como que numa pequena ilha cercada de águas agitadas por todos os lados.

A fé em Jesus nos indica o caminho para que a luz vença as trevas e nos liberte do desespero, avivando em nós a esperança que não decepciona: Entreguemo-nos ao amor ensinado e vivido por Jesus. Amor de atos, não de discursos; amor que nos conduz na direção do outro, nosso irmão. Se verdadeiramente cremos em Jesus e se Ele habita o nosso coração, resplandeçamos, pois, a sua luz no mundo, vencendo, assim, as forças da morte. Esta é nossa vocação e missão. Não podemos renunciar a esta árdua missão, pois se o fizermos, pereceremos, horrivelmente; e Deus cobrará de cada um de nós no grande dia do juízo final.

A celebração da encarnação de Deus na humanidade não pode ser reduzida a uma festa fugaz na qual há muita comida, bebida, troca de presentes e alegria passageira. Este é o natal mercadológico, apenas um entre os outros feriados do calendário. No outro dia e após a ressaca, tudo volta ao normal. Para os que tem fé em Jesus, o Natal vai muito além da missa do galo, estendendo-se por toda a vida. Natal é acolhida de Jesus no coração para nos tornamos como Ele: cada vez mais humanos e, ao mesmo tempo, cada vez mais divinos. A Trindade está em nós, em nossas entranhas, gerando outro mundo possível.

FELIZ NATAL!


Tiago de França

Curvelo - MG, dezembro de 2014.

2 comentários:

Vic disse...

Lindas palavras, dentro da realidade e do verdadeiro sentido do NATAL.
PARABÉNS! Um grande abraço desejando que o MENINO-DEUS lhe dê copiosas bênçãos!
Terezinha

Vic disse...

Lindas palavras, dentro da realidade e do verdadeiro sentido do NATAL.
PARABÉNS! Um grande abraço desejando que o MENINO-DEUS lhe dê copiosas bênçãos!
Terezinha