terça-feira, 24 de maio de 2016

Gilmar Mendes em defesa de Romero Jucá

Como era esperado, o ministro Gilmar Mendes já entrou em ação: Declarou que não vê obstrução da justiça na fala do senador corrupto, Romero Jucá, ex-ministro do Planejamento do governo Temer. A fala do ministro é um tanto reveladora. 

Entre outras coisas, disse o ministro Gilmar Mendes:

"Não vi isso [obstrução]. A não ser, uma certa impropriedade em relação à referência ao Supremo. Sempre vem essa história: já falei com os juízes e coisa do tipo. Mas é uma conversa entre pessoas que tem alguma convivência e estão fazendo análise do cenário numa posição não muito confortável".

Gilmar Mendes reduz o pacto intencional de Romero Jucá e seus amigos para "conter a sangria" a uma "certa impropriedade". E se as mesmas palavras das gravações fossem do ex-Presidente Lula, seria impropriedade? Aí o Gilmar Mendes diria que, certamente, se trataria de crime de obstrução da justiça.

Em seguida, afirma também que o Supremo está agindo com total imparcialidade, seriedade e tranquilidade. Essas qualidades, que cabem a um autêntico Tribunal, estão para o ideal, não para o real. O tratamento que ele dispensa ao intocável Aécio Neves é imparcial?... Claro que não!

Esta declaração de Gilmar Mendes no que se refere à situação do Romero Jucá sinaliza três coisas: 1) Que o Romero Jucá fique tranquilo, pois se depender da maioria dos membros do Supremo, não será punido; 2) Que ele, Gilmar Mendes, representa o posicionamento da maioria dos ministros da Corte quanto aos mencionados suspeitos e 3) Que o povo fique tranquilo, pois está "tudo em ordem"; o golpe seguirá, e assunto encerrado.

Tiago de França


Nenhum comentário: