sábado, 14 de maio de 2016

Qual caminho escolher?... Pensamentos (V)

Em um manuscrito da cultura maia estão escritas as seguintes palavras: "Quando tiveres que escolher entre dois caminhos, pergunta-te qual deles tem coração. Quem escolhe o caminho do coração jamais se equivocará". Na linguagem cristã, a linguagem do coração é verdadeira e não engana ninguém. É oculta, inacessível aos de fora. Revelar o que há dentro do coração é tarefa de poucos. Tarefa arriscada, às vezes. 

Somos, muitas vezes, impulsionados pela racionalidade que tudo calcula e tudo prevê. O homem moderno, tendo chegado à idade da razão, ganhou certa maturidade, alcançou a vida adulta. A evolução demonstrou, porém, que esquecemos do coração. Somos demasiadamente racionais. Com a razão, desejamos explicar todas as coisas. O homem tudo inventa e tudo transforma. No uso das ciências consegue criar praticamente tudo. Em tudo isso há algo de bom, certamente.

Mas o coração pede para ser escutado. O coração é o motor do organismo humano. Jesus de Nazaré falou algo que pode nos surpreender sobre o coração: Afirmou que de dentro do coração também saem as nossas impurezas. Ao escutar uma pessoa, estamos escutando o seu coração, pois é verdadeiro o ditado popular que diz que a boca fala daquilo que o coração está cheio. Certamente, há muito veneno no coração de muita gente. Por isso, é necessário dar ouvidos ao coração para sabermos o que há dentro dele. 

Neste domingo, os católicos celebram a Festa de Pentecostes. É a festa da manifestação do Espírito Santo, segundo a genuína tradição cristã. Este Espírito sonda a nossa natureza interior. Ele nos conhece e pode nos ajudar a discernimos a voz de nosso coração. Se quisermos, este Espírito pode penetrar o nosso coração, chegando ao mais profundo do nosso ser. Para aqueles que acreditam e se deixam tocar pela força discreta e silenciosa deste Espírito, tudo é mistério, um humilde movimento de amor.

O que há dentro do nosso coração? O que ele nos fala? Para onde nos aponta? Quais seus anseios? Qual tem sido a nossa reação diante dos comandos de nosso coração? Para não cairmos no engano e no equívoco é preciso discernir a voz do coração. Quando não o escutamos, ou quando não lhe damos a devida atenção, ele permanece inquieto. O silêncio é um excelente instrumento para a escuta do coração. Instrumento essencial, que nos afasta do barulho ensurdecedor do mundo das coisas. 

"Quem escolhe o caminho do coração jamais se equivocará"...

Tiago de França

Nenhum comentário: