quinta-feira, 5 de maio de 2016

Quando a vida acontece?... Pensamentos (I)

A vida nos desafia, cotidianamente, a continuarmos caminhando, mas não se trata de qualquer caminhada. É preciso saber para que tipo de lugar se quer chegar, que tipo de caminho aderir. Quem não sabe aonde quer chegar, não tem motivação para caminhar porque falta horizonte. 

Ter um horizonte é colocar-se a caminho com vistas no amanhã, mas sem ansiedade nem ilusões. A vida não acontece no amanhã, pois este não existe. O amanhã é uma possibilidade. É provável que chegue, ou não. Por isso, é necessário que se cuide em viver a vida, sentindo-a no presente, pois é neste que ela acontece.

A vida requer caminhada, horizonte e percepção da realidade, do aqui e do agora. São pistas para uma vida minimamente segura e possível. Somente assim vivemos acordados. Quem se refugia no amanhã, na ilusão, não consegue caminhar. Vive noutro mundo, que não é o real. O real é movimento no tempo presente, verbo no gerúndio. Ousemos, pois, acordar para o hoje! Quem quiser experimentar, de verdade, a vida só há um caminho: Acordar!

Tiago de França

Nenhum comentário: