segunda-feira, 2 de maio de 2016

Um missionário de Jesus: Pe. Cristiano Muffler

Há testemunhos que não podem ser esquecidos. Há pessoas que quando se vão, deixam saudades. Não podem passar despercebidas, pois marcam, positivamente, a vida de muitos. Hoje, dia 2 de maio, perdi um grande amigo e ganhei um intercessor junto a Deus. Seu nome: Padre Cristiano Muffler, de origem alemã, missionário Fidei Donum, há décadas no Brasil.

Há anos o conheci e, bem antes do meu ingresso no seminário, já nos correspondíamos. Era leitor assíduo de minhas reflexões. Um amigo atento, que me aconselhava nas horas difíceis da caminhada. Após a minha saída do seminário, foi um dos poucos que não me abandonou. Suas críticas eram contundentes e sua fidelidade a Jesus era admirável. 

Homem profundamente marcado pelo serviço aos pobres, serviu até o fim. Seu último projeto: Elaborar subsídios catequéticos e litúrgicos para a formação do povo de Deus. Acreditava na força do laicato na Igreja, tendo sido influenciado por grandes santos e mestres como o Bem-aventurado Padre Ibiapina, Dom Helder Câmara, José Comblin e tantos outros. Por estas e tantas outras qualidades admiráveis, o tenho como exemplo e inspiração.

Após longos dias de internação, lutando contra os efeitos da dengue e chikungunya, faleceu aos 80 anos de idade, em Campina Grande - PB. Os pobres sentirão a sua falta porque serviu na Jesus na pessoa deles. Também eu, pobre pecador e peregrino neste mundo, sentirei a sua falta. Minha alegria é saber de sua presença junto a Deus, intercedendo pela Igreja peregrina espalhada pelo mundo afora.

Meu amigo Pe. Cristiano Muffler, descanse em paz! Continue sendo fiel e não me falte com sua intercessão junto a Deus. Para mim, você foi um fiel amigo, em quem me inspiro no exercício da missão. Até o dia em que poderemos nos encontrar no banquete celestial, nas alegrias do Reino sem fim.

Tiago de França

Nenhum comentário: