sábado, 20 de agosto de 2016

Viver ou passar pela vida? Pensamentos (XVI)

Fico, muitas vezes, observando as pessoas, não para julgá-las, mas para entendê-las. Simplesmente me coloco diante delas. Como filósofo, cultivo o olhar contemplativo. Observo-as no ônibus coletivo, nas ruas e praças, na universidade e na escola, no comércio etc. Escuto suas falas e atenho-me aos semblantes.

A contemplação da realidade me revela muitas coisas. Hoje, quero falar de uma delas: o cansaço existencial. Em inúmeras pessoas enxergo um cansaço de viver. As pessoas não tem coragem de morrer, então suportam viver. O olhar delas me fala de um cansaço de existir. A todo momento, elas falam: “Ah, se eu pudesse morrer!”

Consciente ou inconsciente, fogem da vida porque a vida que levam parece não ter sentido algum. Este cansaço existencial é acompanhado por uma profunda angústia. Rostos abatidos, olhares distantes, corpos tomados por uma indisposição que não é preguiça. Quando percebem que estão sendo observadas e descobertas em suas angústias, fogem; sentem-se intimidadas.

Algumas pedem para descer do trem da vida sem ter chegado o lugar de destino; outras, colocam o fone de ouvido e desviam o olhar. Elas até queriam falar de si mesmas, mas não conseguem porque lhes faltam palavras. Estão emudecidas. Há um silêncio que esconde um tormento espiritual avassalador. Não é silêncio de paz, de leveza, de estar diante de si mesmo.

Há uma infinidade de almas vagantes no mundo; espécie de corpos animados somente pelo biológico, de um psiquismo confuso, obscuro, enfadonho, triste. Estas almas vivem se perguntando: o que a vida tem de importante? Por que minha vida é assim? Por que estou vivo? Minha vida tem sentido, ou vivo mergulhado numa ilusão sem fim?...

E você, leitor, que chegou até este parágrafo que agora lê com certa curiosidade e, talvez, com semelhante inquietação: o que, na sua vida, há de importante? O que você tem feito de sua vida? Com o que tem gastado o tempo de sua vida? Você sabia que o tempo está passando e não volta mais?...

Algumas pessoas já não tem a mesma chance que você está tendo. A chance de poder dar um sentido à vida, pois já não existem. Desperte! Sua vida não se repete neste mundo. Ela pode não ser tão longa como talvez imagine que seja. Saia de si, olhe para o lado, respire e ponha-se a caminho. Sinta que está vivo. Perceba-se. Acorde. Qual a sua opção: viver, ou passar pela vida?...


Tiago de França

Nenhum comentário: