terça-feira, 4 de outubro de 2016

A lição de São Francisco de Assis

Os cristãos da Igreja Católica celebram hoje a memória de São Francisco de Assis. Francisco é do séc. XIII da nossa era, mas sua mensagem permanece atualíssima. Encontrou-se com Jesus na pessoa dos pobres abandonados de seu tempo. Nasceu no seio de família rica, mas optou pela pobreza. Quis ser frade, o menor.

Atraiu milhares de jovens, e com estes criou a Ordem dos Frades Menores. Não queria ser padre nem quis criar, na Igreja, mais uma ordem clerical. Era missionário livre, pobre entre os pobres. Sua regra de vida era o Evangelho de Jesus. E assim viveu até ser chamado para o convívio dos eleitos.

Qual a lição de Francisco de Assis? Viver o amor na pobreza evangélica. Esta pobreza não é sinônimo de miséria, mas despojamento das riquezas e das vaidades humanas por amor ao Reino de Deus. Francisco de Assis viveu como Jesus, anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus aos pobres. Despojado de poder, prestígio e riqueza, foi um fiel discípulo missionário de Jesus.

Com Francisco de Assis, aprendemos a ser simples, humildes, despojados e, consequentemente, evangélicos. Aprendemos também que o amor de Deus é revelado aos pequenos, e quem quiser conhecer e experimentar este amor deve tornar-se pequeno. Não há outro caminho. Este é o caminho da salvação, que constitui o centro do Evangelho.

Irmão da natureza e amigo do Senhor, Francisco nos ensina a sermos pessoas livres. Uma pessoa livre é leve, suave, pacífica, alegre, cheia de ternura e de amor. Em um mundo marcado por diversas formas de escravidão, cheio de pessoas amargas, precisamos aprender com Francisco a alcançar o dom da ternura da Trindade.

Celebrar sua memória é abrir-se ao propósito de viver como Jesus viveu: na radicalidade do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Nossas Igrejas e nossa sociedade precisam, urgentemente, de missionários como o Pobre de Assis, que trabalhem, incansavelmente, por um mundo mais justo e fraterno.

Tiago de França

Nenhum comentário: