quarta-feira, 8 de março de 2017

Uma palavra às mulheres

       
      Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Em um país marcado pelo machismo e pelo conservadorismo, as mulheres não tem muito o que comemorar. Causa repugnância a forma como as mulheres são tratadas no Brasil: são desrespeitadas em sua dignidade. Este desrespeito é constituído por inúmeras formas de violência contra a mulher.

A situação é tão grave e vergonhosa, que foi necessária a criação de uma lei para proteger a mulher da violência de inúmeros indivíduos que pensam ser homens. Apesar disso, a Lei Maria da Penha não consegue erradicar a violência contra a mulher, e os fatores são inúmeros.

        Para milhões de indivíduos que pensam ser homens, a mulher é propriedade particular, uma coisa, um objeto de uso, que pode ser utilizado e descartado. Para eles, a mulher serve para ser um depósito de espermatozoides, para lavar e passar roupas, lavar louça e fazer comida, cuidar de crianças e arrumar a casa, enfim, ser a empregada do lar. A mulher é a bela, recatada e do lar. Por isso, trata-se de um ser inferior, que pode ser desrespeitado sem que isso seja considerado um problema.

        Na sociedade, as que conseguem os postos de trabalho até então ocupados pelos homens, não recebem os mesmos salários. As estatísticas mostram que a mulher trabalha mais e ganha menos. O homem trabalha menos que a mulher. E não há nenhum projeto efetivo nem vontade política para mudar isso. A situação se normalizou. Se a mulher é inferior ao homem, então deve ter salários menores: esta é a ideologia dominante.

        Estes mesmos indivíduos defendem, ainda, o absurdo de que a mulher deve sofrer calada. Assédio, agressões, piadas indecentes, olhares, estupros, chantagem emocional, enfim, ela deve sofrer tudo isso calada. Eles defendem o silêncio forçado, a mordaça. No parlamento brasileiro, formado por 90% de homens, a mulher não tem vez nem voz.

Uma boa parcela de parlamentares, constituída por hipócritas e adúlteros, trabalha tão somente para barrar a conquista dos direitos das mulheres. Infelizmente, milhões de mulheres elegeram seus próprios inimigos na política. Quanto mais o político se mostra violento e indecente em relação às mulheres, maior é a sua popularidade. É assim porque parte do povo se identifica com a violência contra a mulher. Trata-se de uma parcela grande de gente ignorante e criminosa.

Na religião cristã, a situação não é muito diferente. Apesar de Jesus ter ensinado a fraternidade e, consequentemente, a igualdade entre mulheres e homens, inúmeros líderes religiosos pregam a subserviência; ensinam que a mulher deve obedecer ao homem, sendo-lhe submissa. Para isso, procuram versículos bíblicos para legitimar seu desejo de dominação.

Sem a mulher, o Cristianismo desaparece, mas esta verdade não é considerada. Na Igreja Católica, a mulher não participa da hierarquia nem preside a Eucaristia. Também em muitas outras Igrejas e religiões, a mulher é excluída de alguns ofícios, que somente podem ser desempenhados por homens, exclusivamente.

Este exclusivismo contraria o evangelho, mas os conservadores não estão preocupados com o evangelho, mas querem continuar exercendo o poder, sem a interferência e participação da mulher. O poder de decisão é do homem. A mulher está para o serviço, especialmente os serviços de ornamentação e limpeza.

        Por estes e tantos outros motivos, não resta à mulher outra alternativa senão ir à luta, permanecendo firme na conquista de seus direitos. Precisa ocupar o seu espaço com dignidade. A mulher necessita, também, aprender cada vez mais a usar a palavra e aproveitar as oportunidades que surgem, sem aderir ao autoritarismo de muitos indivíduos.

Sem perder a ternura, posicionar-se com coragem e firmeza. O mundo carece cada vez mais de mulheres audaciosas, conscientes de seu papel na sociedade, amorosas, livres e libertadoras. O que seria do mundo sem a ternura das mulheres?...
Avante, mulheres!

Tiago de França

Nenhum comentário: