sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

MENSAGEM DE NATAL 2017

Deus vem ao nosso encontro para nos humanizar

        Celebra-se no Natal a encarnação de Deus na humanidade. Em Jesus, Deus vem ao nosso encontro para nos tornar cada vez mais humanos. O divino se manifesta no humano. O modus operandi de Deus é maravilhoso porque se revela a nós como Aquele que deseja nos tornar divinos, fazendo-nos participar da Sua vida. Não há mistério tão feliz quanto este: Deus quer fazer morada em nós e, assim, revela-nos o seu grande e infinito amor. Sem esta íntima relação com Ele, não podemos conhecer o seu amor. Portanto, trata-se de uma divina experiência que não ocorre nas alturas dos céus, mas em nossa carne, na humanidade de nossos corpos, no calor de nossas experiências cotidianas.

        O Deus que vem é Aquele que deseja permanecer. Encarnando-se, Deus habita este mundo, obra de Suas mãos. Sua vinda e permanência entre nós recria todas as coisas. Tudo é recapitulado em Cristo Jesus. Em Jesus, o Ungido do Pai, manifesta-se a plenitude do humano e do divino. Com Jesus, aprendemos o verdadeiro significado de ser imagem e semelhança de Deus. Olhando para Ele e fixando nossos olhos Nele, conhecemos a nossa vocação primeira: a de sermos filhos amados Daquele que nos ama, apesar de nossas fraquezas e de nossos pecados. O pecado não é empecilho para Deus. Deus é infinitamente superior e nos eleva, libertando-nos do medo e do poder da morte.

        A celebração do Natal é a celebração da esperança ativa. Os que acreditam no mistério sublime da encarnação de Deus na humanidade experimentam a força da esperança, e esta impulsiona o discípulo missionário de Jesus nas lidas do Reino de Deus. Não há manifestação deste Reino sem a esperança, que, juntamente com a fé e o amor, fazem resplandecer em meio às trevas do mundo o Espírito de Jesus. Em Jesus, a esperança nos transforma em missionários da Boa Notícia da encarnação de Deus no meio dos empobrecidos e fragilizados deste mundo. A esperança cristã coloca o missionário de Jesus no seu devido lugar: o lugar da manifestação de Deus neste mundo, que é Belém, terra de Judá, presente nas periferias dos quatro cantos da terra.

        Desse modo, a celebração do Natal de Jesus é uma excelente oportunidade para respondermos, com sinceridade e verdade, à questão: Onde Jesus está nascendo hoje? Ousemos responder de acordo com o Evangelho do próprio Cristo, que é a mensagem central do Reino de Deus. Jesus não nasceu no palácio real, em meio à segurança e ao luxo. O mistério da encarnação divina aconteceu no meio dos empobrecidos, entre os últimos. Nascendo numa manjedoura e em terras de pouca importância e visibilidade no vasto império romano, quis Deus confundir os grandes, manifestando-se em meios aos fracos e oprimidos. Deus escolheu a fragilidade e a pequenez, a insignificância e o lugar dos últimos, tornando-se carne humana entre os empobrecidos e pecadores.  

        Desse modo, hoje, no Brasil e em nossas comunidades, Jesus está nas periferias existenciais: Ele está nascendo, solenemente, na vida dos empobrecidos e marginalizados: na vida dos quase treze milhões de desempregados; na vida das mulheres vítimas dos inúmeros estupros que se cometem diuturnamente; na vida dos que se encontram nos leitos e filas dos hospitais públicos; na vida das minorias sexuais vítimas da violência; na vida dos trabalhadores que padecem os cortes em seus direitos trabalhistas por causa da “reforma” feita pelo “governo” atual; na vida dos que estão jogados nas ruas, praças, avenidas e vielas das grandes cidades, aflitos e dominados pela fome, frio, drogas, vícios e falta de perspectiva; na vida dos jovens, sem estudo e sem trabalho, sem esperança, sobrevivendo nas ruas e nas prisões lotadas e desumanas; enfim, Deus está se manifestando no mesmo lugar e nas mesmas pessoas de sempre.  

        O governo federal, a sua base aliada, os grandes empresários e a grande mídia, mentirosa e manipuladora da consciência popular, exercem, covardemente, o papel de Herodes, dedicando-se, sem descanso, a perseguir, oprimir e matar a vida do povo brasileiro. Esta corja de criminosos é inimiga do Deus presente na pessoa de Jesus. Portanto, desconhecem o verdadeiro sentido do Natal, e não podem, jamais, sentar à mesa do Reino de Deus. Não se celebra o Natal perseguindo Jesus na pessoa dos empobrecidos. E todo aquele que compreende o verdadeiro sentido da encarnação de Deus neste mundo, posiciona-se, frontalmente contra os Herodes que dilaceram a vida dos empobrecidos. Quem se coloca a serviço dos Herodes é inimigo do Deus encarnado, e conhecerá a ruína no tempo certo.  

        Esperançosos, celebremos! Que o Deus da vida e da liberdade permaneça conosco hoje e sempre, encorajando-nos para permanecermos firmes, fieis e fortes nas lutas de seu Reino que também é nosso. Assim seja!

Desejo a você, sua família e comunidade, um Feliz Natal, e que o ano vindouro favoreça os nossos anseios por justiça e paz!

Receba meu abraço fraterno e minha prece.

Fraternalmente, em Cristo Jesus – Verbo encarnado,

Tiago de França

Nenhum comentário: