quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Dom Helder Câmara: profeta do Reino de Deus


“Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver” (Dom Helder Câmara).

        Sobre Dom Helder Câmara se pode dizer muitas coisas. Nascido em Fortaleza – CE, em 7 de fevereiro de 1909, era um homem de qualidades extraordinárias. Para fazer a memória do seu nascimento, quero recordar de uma de suas qualidades: A sua intimidade com Deus no silêncio e na oração.

        Como Jesus, Dom Helder gostava de silenciar. Suas madrugadas eram fecundas. Enquanto as pessoas dormiam, estava ele lá, conversando com a Trindade. No silêncio das madrugadas, rezava, meditava, escrevia, pensava, escutava a Trindade falar. A profundidade de seus pensamentos tinha origem neste silêncio orante.

        Com Dom Helder se aprende que somente silenciando é possível escutar Deus. O mundo é tão barulhento. Há tanta perturbação e dispersão. As pessoas andam tão agitadas e estressadas. Há muitos estímulos que nos chamam para fora de nós mesmos. O silêncio aponta para a direção oposta. No silêncio a gente se volta para dentro, para o lugar onde a Trindade nos espera: O mais profundo do nosso ser. Dom Helder sabia disso.

        Para ser profeta é preciso silenciar, para, assim, tornar-se íntimo de Deus. O dom da profecia se manifesta por meio da palavra e do gesto. O profeta fala em nome de Deus, fala a palavra que Deus inspira falar. Para o profeta não cair na tentação de anunciar suas próprias ideias, é chamado a subir a montanha da contemplação para escutar o que Deus tem para falar, para conhecer a palavra libertadora da Trindade. Dom Helder sabia disso.

        Estar na presença do profeta é estar na presença de Deus, porque o profeta encarna a palavra de Deus. Suas palavras e gestos são divinos, revelam quem é Deus. E é assim porque na montanha da contemplação, onde reina o silêncio e se exercita a escuta amorosa da Trindade, o profeta é revestido pela autoridade da palavra de Deus, e em nome de Deus age e fala. Quem esteve pessoalmente com Dom Helder percebia, imediatamente, que da sua pessoa irradiava força, energia, alegria, paz, mansidão, confiança, luz, verdade, liberdade e muito, muito amor.

        O profeta Dom Helder rezava no silêncio. Não há profeta sem uma vida intensa de oração. Como enviado de Deus, todo profeta precisa permanecer em Deus. A oração é como que o sustentáculo, o sangue que corre nas veias do mensageiro de Deus. A oração gera inúmeros efeitos, dentre os quais podemos citar a paz interior, que é sinônimo de imperturbabilidade; sede de justiça, que gera inquietação, mas não a perturbação oriunda do barulho do mundo; o permanecer acordado, pois todo profeta é alguém desperto; a mansidão no falar e no agir; uma profunda confiança na palavra de Jesus; a liberdade de espírito, pois todo profeta só obedece à Trindade.

        Assim era Dom Helder: Livre como Jesus, anunciava a palavra de Deus. Na Igreja, foi um pastor destemido em tempos sombrios de ditadura militar. Como Jesus, alimentou e despertou a esperança dos pobres. Foi um servidor fiel, humilde de coração. Para quem acredita noutro mundo possível, ele aparece como discípulo missionário, que inspira e aponta para Jesus. Dom Helder era apaixonado por Jesus.

        Desde a minha adolescência, quando iniciei o contato com seus escritos e seu testemunho profético, o tenho como inspiração. Dom Helder me ajuda a compreender melhor Jesus e me tornar íntimo da Trindade. Com ele, aprendi que quando nos abrimos à ação do Espírito de Jesus, somos tomados pela ternura da Trindade. Assim, peço sempre que este mesmo Deus me conserve neste propósito: No desejo de permanecer no caminho de Jesus, segundo seu Espírito, sendo livre, leve e solto, com os olhos fixos no Amor. Nada mais desejo, pois, assim, sou feliz.

Dom Helder Câmara, intercedei por nós, para que sejamos fieis a Jesus!

Tiago de França

Nenhum comentário: