sábado, 20 de outubro de 2018

A REDESCOBERTA DA MISSÃO CRISTÃ


“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

        Neste domingo, 21 de outubro, a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Missões. No Brasil, estamos caminhando para o segundo turno das eleições gerais. Em alguns estados teremos eleição para governador; no país inteiro, milhões de brasileiros irão escolher o futuro presidente da República. Precisamos pensar o tema da missão a partir desta realidade, pois não há missão desvinculada da realidade. Não se fala de questões espirituais, desvinculando-se da dimensão material e humana. A missão ocorre no mundo, e não fora dele.

        Queremos, brevemente, relacionar o tema da missão, fazendo referência à forma como muitos cristãos estão se comportando durante estes dias que antecedem as eleições. Causa-nos espanto e vergonha a forma como muitos “crentes” em Jesus andam se comportando, principalmente nas redes sociais. Diante de comportamentos escandalosos, nos debruçamos sobre possíveis conclusões para a seguinte indagação: Qual, afinal de contas, é a missão do cristão no mundo? Os cristãos se reconhecem, de fato, como discípulos missionários de Jesus? Pensemos estas questões.

        Cremos que precisamos redescobrir a missão do cristão, e esta redescoberta passa, necessariamente, por uma volta ao Evangelho de Jesus. Não há cristão sem Cristo. Não há missão sem comunhão com Cristo. É o Cristo Jesus o centro da missão. É ele o modelo de missionário por excelência. Portanto, a missão é um tema fundamental para compreendermos o papel do cristão na sociedade e nas Igrejas. Qual o sentido da missão? Como ser missionário de Jesus hoje? São questões que nos levam ao coração do Evangelho de Jesus. Precisamos enfrentá-las para nos libertarmos da repetição vergonhosa dos escândalos.

        Voltar ao Evangelho é buscar compreendê-lo. Mas o que significa compreender o Evangelho? Um renomado teólogo da Igreja assim se pronunciou em uma de suas obras: “Compreender o Evangelho é vivê-lo de novo, reinventá-lo a cada situação que surge, recebê-lo como resposta a uma interrogação da vida no presente” (José Comblin, in Evangelizar, editora Paulus, 2010, p. 7). Viver o Evangelho é um desafio possível, que exige renúncia e despojamento. Renúncia a tudo aquilo que é contrário ao amor, à justiça, à liberdade e à comunhão com Deus.

        Pode um cristão viver o Evangelho sendo favorável à tortura e à pena de morte? Pode um cristão viver o Evangelho desejando a morte de seu semelhante? Pode um cristão viver o Evangelho sem o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo? De jeito nenhum. Para viver o Evangelho é preciso abrir o coração para Deus, desarmar-se, colocar-se no caminho de Jesus. Sem adesão a Jesus é impossível viver a sua mensagem. Evangelho é Boa Notícia. Então, como podemos viver o Evangelho, se a nossa vida é motivo de escândalo e confusão? Precisamos pensar seriamente estas questões, se não quisermos viver de aparência.

        Reinventar o Evangelho a cada situação que surge não é mudar-lhe o sentido original. E qual é o sentido original da Boa Notícia de Jesus? O amor. Em toda situação é preciso viver o amor. Ser amoroso é a condição fundamental que aponta para a autenticidade da vida cristã. Um cristão que não é amoroso é um mentiroso, é uma lástima. Neste sentido, pode o cristão dizer que tem fé em Jesus e, ao mesmo tempo, odiar o próximo e, assim, reforçar a cultura do ódio e da eliminação dos outros? Claro que não.

        A vida nos questiona e nos coloca diante de desafios aparentemente intransponíveis. Mas o cristão sabe que a resposta para o sentido da sua vida está no Evangelho de Jesus. É neste Evangelho que encontramos a luz que nos ilumina em meio às trevas do mundo. Iluminados pelo Evangelho, os cristãos trilham o caminho da justiça e da paz, tornando-se construtores de uma humanidade nova. Desse modo, perguntamos: a conduta violenta de muitos cristãos é sinal de construção de uma humanidade renovada? Pode a violência ser considerada uma ferramenta que constrói a justiça e a paz? A violência constrói alguma coisa, ou somente conduz à destruição e à morte?

        Nunca é tarde para tomarmos a decisão que confere um novo sentido à vida: Estamos dispostos a aceitar o Evangelho de Jesus como orientação fundamental da nossa vida? Ou vamos continuar aparentando que somos cristãos? Quem escolhe e acolhe Jesus renuncia à violência que escandaliza e mata. Não é possível crer em Jesus e, ao mesmo tempo, cultivar o ódio e a cultura da morte. O Evangelho de Jesus exige decisão, atitude de vida, coragem para caminhar com ele. Ou estamos com Jesus e promovemos a justiça e a paz, ou nos colocamos contra Jesus e nos colocamos a serviço do reino das trevas.

        A missão do cristão no mundo é viver o Evangelho. É assim que este Evangelho é anunciado: com o testemunho fecundo da vida cristã. Não adianta abrir a boca e levantar os braços para invocar o nome de Jesus, e na vida cotidiana praticar o oposto do que ensina este mesmo Jesus. O mundo não precisa de falsos cristãos que praticam um falso cristianismo. O testemunho de um cristão deve ser sinal de justiça e paz. A vida de quem segue Jesus deve ser sinal de unidade, comunhão, compromisso com a bondade e a liberdade, preenchida do amor que abraça a todos, sem distinção de pessoas.

        Nestes dias, temos observado um gravíssimo testemunho por parte de muitos cristãos nas redes sociais. Pessoas que frequentam as Igrejas, participam do culto, invocando o nome de Deus, mas que nas redes sociais manifestam preferências políticas que são claramente contrárias ao Evangelho de Jesus. Além da manifestação equivocada de um projeto de poder que fere a dignidade de milhões de pessoas, tais pessoas que se dizem cristãs ainda se ocupam com calúnia, difamação e injúria contra o próximo. Tais condutas desagradam a Deus, porque não foi isso que Jesus ensinou e pediu aos seus seguidores.

        Neste sentido, muitos cristãos e líderes religiosos precisam repensar a fé que tem em Jesus. As Igrejas cristãs precisam também repensar o seu trabalho de evangelização. À luz do Evangelho, sabemos que existe a fé e a aparência de fé. O que temos visto e ouvido é muita aparência de fé. Há muita falsidade e dissimulação. A estes, que insistem neste estilo vergonhoso de contratestemunho, diz Jesus: “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7, 21).

Praticar a vontade do Pai é viver o Evangelho de Jesus. Não faz a vontade de Deus quem faz opção por um projeto político de poder capaz de gerar a ruína de um país inteiro. Quem faz opção por este tipo de projeto terá que responder, diante de Deus, pelo sofrimento e pelo sangue das vítimas da implementação de tal projeto, caso ele prevaleça graças à cegueira dos que não pensam nos outros, mas somente em si mesmo. Precisamos repensar o sentido de nossa missão no mundo, considerando o Evangelho de Jesus como nosso parâmetro fundamental. Que Deus nos ajude neste propósito.

Tiago de França

Nenhum comentário: