segunda-feira, 15 de outubro de 2018

DIA DO PROFESSOR


Sou professor e advogado, e neste dia quero falar da importância da profissão que é mestra de todas as outras. O futuro passa pelo professor. Tive professor de todo tipo: desde os cultos e empenhados até os incultos e preguiçosos. Mas todos eles me ensinaram a ser professor e a ser gente. Minha mãe, professora aposentada, me ensinou a ler, escrever, contar, enxergar e ser gente. Ela é a primeira homenageada.

Os professores que lecionam na educação básica (ensino fundamental e médio) são os que mais sofrem, principalmente os da escola pública. Falta valorização do professor, condições dignas de trabalho, respeito e teto salarial digno. Ultimamente, nossa classe anda aparecendo nos jornais, porque alunos e pais nos espancam. Também prefeitos e governadores mandam a polícia nos espancar. Esta é a nossa situação.

O professor é um ser humano que tem formação e ideologia. Somos formados em diversas áreas do saber e temos nossas tendências ideológicas. Apesar da pluralidade ideológica, todos somos unânimes em vários pontos, dentre eles o fato de que não podemos regredir, mas repensar a educação para que o País mude para melhor. Todo professor é alguém que acredita no ser humano e na possibilidade de um futuro melhor. Não somos tolos, mas esperançosos. A gente critica e contribui para o futuro.

Estamos em ano eleitoral, e o dia 28 do corrente mês será decisivo para nós. Como professor de Filosofia, não me canso de levantar questionamentos e provocações sobre a realidade. Filosofia é isso: apreço pela pergunta, busca incessante pela verdade. Por isso, nesta homenagem, quero compartilhar com você, leitor, algumas perguntas. Vejamos. Não irei respondê-las, mas peço, gentilmente, que você pense sobre elas. Todo mundo que tem cérebro é capaz disso. Pensar costuma fazer bem.

Você sabia que o projeto "Escola sem partido" tem como objetivo controlar o professor em sala de aula, tirando-lhe a liberdade de lecionar? Você sabia que este projeto tem partido, que é a doutrinação ideológica conservadora? Você sabia que o ensino à distância para a educação básica não tem como funcionar? Ou você acha que as crianças podem ficar em casa, vendo vídeo-aula e somente ir à escola fazer provas? E a socialização dessas crianças, como fica? E as crianças muito pobres, que dependem, muitas vezes, da merenda escolar para sobreviver, como ficarão?

E os professores, serão demitidos? O que eles vão fazer da vida? Para que servirão nossas escolas? Você sabia que a educação precisa de investimento pesado, porque é a única saída para o País se libertar da ignorância e trilhar o caminho do desenvolvimento integral? Você sabia que foi pensado um projeto chamado "Brasil sem homofobia", no âmbito do Poder Legislativo, para combater a homofobia nos vários âmbitos da sociedade, especialmente nas escolas? Você sabia que este projeto não é o "kit gay" mencionado, com insistência, pelos homofóbicos? Você sabia que este "kit gay" (expressão concebida pelos homofóbicos) não foi produzido nem distribuído nas escolas?

Você sabia que nós, professores, não praticamos doutrinação ideológica, mas lecionamos nossas disciplinas, seguindo um cronograma devidamente aprovado e sob a orientação do projeto político-pedagógico de cada escola? Você já procurou saber desta tal de doutrinação ideológica na escola onde seus filhos estudam? Ou você é daquele pai ou mãe que acredita em falsas notícias sem conferir a realidade escolar? Você participa e tem interesse em participar da vida escolar de seus filhos? Qual a sua contribuição na construção do projeto político-pedagógico da escola de seus filhos? Você sabe ou já ouviu falar desse projeto?

Você sabia que nós, professores, não damos aula de sexo nas escolas? O seu filho já chegou em casa, reclamando de que algum professor estava dando aula de sexo, seja praticando sexo em sala de aula, ou passando vídeo pornográfico para os alunos? Ou você acha que as aulas de biologia, que falam da reprodução de todas as espécies sexuadas constituem aulas sobre sexo? Se você nunca ouviu falar, por que você acredita na acusação de que nós, professores, ensinamos sexo aos alunos nas escolas? Crer nisso é conduta séria e de boa-fé? Quem espalha esse tipo de mentira para ganhar eleição, age de boa-fé?

Caro leitor, eu teria outras dezenas de perguntas a fazer, mas estas são suficientes para o momento. Ainda há outra indagação fundamental: Que tipo de escola você quer para seus filhos e demais crianças do Brasil? Você já parou para analisar, sem paixões e com muita calma, as propostas dos candidatos a presidente da República, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro? Nas perguntas acima você encontra pistas de reflexão. Tente respondê-las. Eleição é coisa séria. O eleito permanecerá, no mínimo, quatro anos no poder. Qual dos dois candidatos fala em INVESTIR DINHEIRO na educação? Nós precisamos de dinheiro na educação, sabia? Qual candidato fala daquilo que é a realidade da educação? E as propostas de ambos, quais delas condizem com a realidade educacional brasileira e, de fato, podem ser implementadas?

Finalizo esta mensagem, expressando, sem medo de ser feliz de novo, a minha preferência política. Sou cidadão e também sou eleitor. É um direito que me cabe. Assim como também é direito seu, caro leitor, discordar e fazer outra opção. Mas antes de você fazer, leia com atenção os argumentos até aqui apresentados. A gente tem que considerar a argumentação, porque a verdade parte de análises. Argumento válido é argumento que tem sentido e lógica, que racionalmente pode ser verificado no mundo real. Os apaixonados de plantão não possuem argumentação, mas, como papagaios, repetem falsas soluções para problemas complexos. E a educação no Brasil é, hoje e sem dúvida alguma, uma realidade complexa que pede socorro.

Irei votar no Professor Fernando Haddad, primeiro porque ele é professor da USP, bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia. Portanto, tem gabarito. Como professor, não posso votar em gente despreparada. O Brasil está numa situação muito difícil para colocarmos a direção deste país gigante nas mãos de quem não sabe sequer o básico da educação e de outros assuntos. O adversário do Prof. Haddad não sabe sequer o que é e como se organiza a educação básica no Brasil.

Meu voto no Prof. Haddad também se justifica pelo fato de ele ter sido Ministro da Educação na era Lula, época marcada por grandes investimentos na educação. Basta você pesquisar a quantidade de universidades, institutos federais e escolas públicas criadas naquele período. Além disso, os investimentos foram fecundos em muitos setores da educação. Quem tem o mínimo de informação sabe disso. Por isso, acredito que o nobre colega Professor e Doutor Haddad, conhecedor da realidade educacional e homem experiente, que já mostrou que fez e sabe fazer, é a única oportunidade para continuarmos trilhando o caminho de um País verdadeiramente livre.

Poderia citar outros argumentos válidos, que embasam a minha escolha pelo Prof. Dr. Haddad, mas prefiro ficar por aqui, para não ser exaustivo. Acredito que o País crescerá muito com um professor ocupando a cadeira presidencial. Do contrário, não creio que um capitão da reserva do exército, que não tem formação nem competência, que já deu provas de sua ignorância e do seu temperamento autoritário, tenha algo a fazer de bom pelo progresso da nação. Este capitão não serviu nem para o exército. Foi praticamente expulso. A história dele é conhecida de todos. Como dizem os jornais e analistas nacionais e internacionais, gente que estuda e sabe o que fala: este capitão é um risco à democracia brasileira, democracia jovem e tão golpeada por políticos corruptos e inimigos do povo.

Meu muito obrigado pelas homenagens a nós, professores! Se você quiser completar esta homenagem com uma boa ação, no dia 28, vote 13. Vamos eleger o Professor Haddad. Vamos dar mais uma chance para o Brasil crescer na educação e ser feliz de novo. Se você é pai ou mãe, ou responsável por alguma criança, adolescente ou jovem que precisa estudar em escola e universidade pública de qualidade, vote 13. Ou você tem dinheiro para pagar escola ou universidade privada para seu filho? O capitão pretende privatizar o ensino no Brasil. A universidade pública pode estar com os dias contados. Eu já sou formado, mas, e o seu filho? Como ficará? Pense, eleitor. Repasse essa mensagem aos seus contados.

Nobres colegas, meus parabéns pelo nosso dia! Sejamos valentes, sempre! O futuro depende de nós e de nossos alunos. Viva o professor! Viva a democracia! Professor Haddad Presidente! Vote 13.

Prof. Tiago de França

Nenhum comentário: