sábado, 1 de novembro de 2008

Morte e vida


A morte continua sendo um mistério na vida do homem. É a única certeza que há no destino humano. Ninguém escapa da morte. Todos, ricos e pobres, têm o mesmo destino: a morte. Neste sentido todos são iguais. O dia de finados é a data que faz lembrar que todos são pó da terra. A morte nem é entendida nem aceita entre os humanos dotados de razão (capacidade de pescrutar o sentido das coisas). A morte parece não ter sentido, pois simplesmente põe um fim na existência material do homem. Jesus deu um sentido para a morte. Se lermos o Evangelho de Jesus veremos que ele teve medo da morte e quis livrar-se dela. Ele tinha poder para isso, como Filho de Deus, mas optou por fazer a vontade de Deus. E a vontade de Deus era que ele fizesse novas todas as coisas por meio de seu sangue derramado na cruz. A morte de cruz era um dos piores, talvez o pior tipo de morte de seu tempo. Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz (Fl 2,8). O mistério é muito grande e insondável. Jesus, Filho de Deus, consubstancial ao Pai, morre na cruz. Sendo consubstancial ao Pai ele é Deus e sendo Deus morreu na cruz. Como entender isso? Só Deus sabe. A razão é limitada para explicar tal acontecimento histórico. É importante crer que nem o Filho de Deus escapou da morte. A grande Boa Notícia é que no terceiro dia JESUS RESSUSCITOU dentre os mortos. Esta é a mensagem central do Cristianismo, pois como diz o Apóstolo São Paulo, se Jesus não tivesse ressuscitado, vã seria nossa fé (1 Cor 15,14). A Ressurreição é vitória de Jesus diante da morte: O Cristo venceu a morte. Logo, a morte deixa de ser a última sentença, a última palavra sobre a vida humana. Ela dar um fim no corpo material, que também no último dia será ressuscitado, conforme as Escrituras. Acreditar na Ressurreição de Jesus é crer que a vida não tem fim. A morte é apenas um ponte que leva o ser humano a viver uma outra vida, que é eterna e boa. Eterna porque a morte não existirá mais, e boa porque consiste na contemplação de Deus, a plena visão, novo céu e nova terra, a plenitude do Reino de Deus. É um mistério revelado em Jesus, que se vive no amor e na justiça. A liturgia da Igreja neste Dia de Finados convida cada cristão à vigilância. Jesus voltará. ninguém sabe o dia nem a hora. Sabe-se que voltará. É preciso vigiar sem cessar... Vigiar significa colocar-se a serviço do Deus da vida que liberta o homem do poder da morte. São muitas as forças de morte atuando no mundo. O cristão espera Jesus combatendo estas forças e construindo o Reino de Deus. Quem esperar Jesus de braços cruzados, sem nada fazer pelo bem comum, vivendo isolado no seu mundo egoísta e mesquinho, não terá olhos para ver o Redentor da humanidade e nem terá parte com ele. Enquanto há vida no corpo e no cosmos o homem precisa agir por meio do amor, pois o amor é a força que renova todas as coisas. Jesus salvou a humanidade por meio do amor. Deus enviou Jesus ao mundo porque amou muito o mundo (Jo 3,16). Nada está perdido, porque Deus tudo pode e acolhe a todos, pois enviou seu Filho unigênito para a salvalção de todos. A missão de Jesus foi de salvar o que estava perdido (Mt 18,11). Vejamos o que diz o documento Sacrossanctum Concilium no n.5 a respeito da missão salvadora de Jesus Cristo: "Deus, que «quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade» (I Tim. 2,4), «tendo falado outrora muitas vezes e de muitos modos aos nossos pais pelos profetas» (Hebr. 1,1), quando chegou a plenitude dos tempos, enviou o Seu Filho, Verbo feito carne, ungido pelo Espírito Santo, a evangelizar os pobres, curar os contritos de coração, como ,médico da carne e do espírito, mediador entre Deus e os homens. A sua humanidade foi, na unidade da pessoa do Verbo, o instrumento da nossa salvação. Por isso, em Cristo «se realizou plenamente a nossa reconciliação e se nos deu a plenitude do culto divino". Esta é a garantia que temos de que Jesus é verdadeiramente nosso Salvador. A missão da Igreja é anunciar este Jesus ao mundo, o Cristo evangelizador dos pobres que trouxe vida para todos. Façamos a memória dos mortos na certeza que eles nos anteciparam no Reino de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ TIAGO FRANÇA...TUDO BEM?

SOU PRODUTOR DA RÁDIO GAZETA AM EM SÃO PAULO E GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇOES SOBRE O PADRE CÍCERO.
ALÉM DA ESTÁTUA EM HOMENAGEM AO PADRE CÍCERO EXISTE ALGUMA IGREJA PARA OS DEVOTOS FREQUENTAREM?
ALGUM MUSEU OU CASA QUE RETRATE TUDO SOBRE A VIDA DELE?
AGUARDO UM RETORNO...OBRIGADO
MEU E-MAIL É
cacaradialista@yahoo.com.br ou cacaradialista@gmail.com