quinta-feira, 19 de março de 2009

São José, modelo de confiança em Deus


No dia 19 de março de cada ano, a Igreja celebra a Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria. No Evangelho segundo Mateus está escrito: “José, seu marido, era justo” (1,19). José era um homem justo. O que é um homem justo e uma pessoa justa? É o homem, é a pessoa que vive a justiça. Diante da noiva grávida sem a sua colaboração, o noivo justo não denuncia, mas pensa em abandoná-la. Como deve ter sido difícil para José, sendo noivo de uma jovem grávida. O mesmo evangelista conta que Deus revela em sonho a José que a moça Maria concebeu pela ação do Espírito Santo, que ela daria a luz um filho e que ele dar-lhe-ia o nome de Jesus. Segundo o texto, José nada responde. E o fato de ter permanecido com Maria, tendo-a como esposa, é sinal de que ele aceitou a vontade de Deus. Uma virgem engravidar pela ação do Espírito Santo de Deus, quanto mistério!...

Será que José compreendeu isto? Só ele sabe. Não me arrisco a falar dos sentimentos de São José, porque estes pertencem ao coração do mesmo e somente Deus conhece os sentimentos do coração das pessoas. Somente Deus é conhecedor das verdadeiras intenções e inspirações dos corações humanos. Sendo um homem justo, José confiou na palavra e no poder de Deus. José aceitou que o Filho de Deus nascesse de sua esposa. O que significa confiar na Palavra e no poder de Deus? A Palavra revela a vontade de Deus. José escutou a Palavra de Deus e a aceitou. José entendeu a Palavra de Deus e acreditou que tudo iria se realizar conforme o que Deus tinha dito. Antes do sim da Virgem, ela também disse seu sim, aceitando-a como esposa grávida do Espírito.

A confiança em Deus supera todas as coisas. Conhecendo a vontade de Deus por meio de sua Palavra, podemos confiar em Deus. Confia-se em Deus confiando-se no próximo. Vivemos num mundo de desconfianças. A sociedade atual trabalha nas pessoas o espírito da desconfiança. São tantas mentiras, roubos, traições, golpes, subornos, falsidades, camuflagens, que se torna cada vez mais difícil confiarmos nas pessoas. Há pessoas que afirmam: “Não confio mais em ninguém, só confio em Deus!” A Palavra de Deus ensina-nos que, apesar de todas as diferenças e indiferenças, todos somos irmãos. A confiança é um valor que está implícito na relação de irmãos. Os verdadeiros irmãos confiam uns nos outros.

Como ficará o mundo se não mais confiarmos em ninguém? Como suportaremos viver se não confiarmos nas pessoas e estas não confiarem em nós? Como pode haver amor fraterno sem a virtude da confiança? Como pode haver amor conjugal sem a confiança entre os cônjuges? Até o mercado exacerbadamente capitalista precisa da confiança para a compra e a venda de produtos e ações! A atual crise financeira mundial desencadeou-se pela falta de confiança no mercado. A desconfiança gera o medo e este paralisa o homem, impedindo-o de viver e se desenvolver. A confiança precisa ser resgatada, se quisermos viver em harmonia entre nós e com Deus. Na relação confiável e sadia, Deus se faz presente. A fé cristã está baseada na confiança irrestrita em Deus. Quem não confia no seu semelhante está impedido de amá-lo. Quem Não confia no próximo está impedido de amar a Deus porque Deus está no próximo.

São José ajude-nos com sua intercessão a vivermos a virtude da confiança ilimitada em Deus. Que a confiança de irmãos esteja presente nas relações humanas, para que reine neste mundo o verdadeiro espírito de fraternidade.

São José, esposo da Virgem Maria, rogai por nós!

Nenhum comentário: