terça-feira, 21 de abril de 2009

O poder do Evangelho



Meus irmãos e irmãs,

Todo aquele que escutar a palavra do Evangelho perde a paz que pensa ter. Quem escutar o Evangelho, mesmo que não queira, ele mexerá com as estruturas interiores. Ele inquieta e leva a pessoa a pensar sobre si e sobre o mundo. É um sentimento que brota das entranhas do ouvinte, levando-o a abraçar o caminho de Jesus.

O Evangelho é a Boa Notícia e esta é Jesus. Quem encontrar-se com Jesus no caminho da vida, não mais será o mesmo. Ele é apaixonante e fascinante. Jesus atrai todas as pessoas. A escuta e a meditação de sua Palavra é um movimento espiritual que se faz no coração. Surge uma inquietação, um mover-se para o mundo, um deslocar-se de si mesmo. É algo que as palavras humanas não conseguem explicar.

O Evangelho consegue nos questionar e questionar o mundo. Basta que o escutemos. Ele vai ruminando nossas sombras interiores, levando-nos a nos conhecermos melhor. Ai do ser humano que depois de ter escutado esta Palavra que lava e queima, ter ficado estagnado nas estradas da existência! Isto não é possível. Quer faça pouco, quer faça muito, algo será feito sob o impulso da Palavra.

A Palavra está na vida dos pobres. Está no clamor dos injustiçados. A Palavra grita nos ouvidos dos poderosos pela boca dos profetas. Ela desorganiza o que está sistematizado, ela incomoda os acomodados, anima dos desencorajados. Ela personaliza e encarna o Deus da vida na vida do povo. A Palavra orienta os desorientados.

Os exploradores, donos do poder e inimigos da justiça e do amor odeiam esta Palavra. Alguns até procuram escutá-la, mas não a suportam. Quando o profeta revela a Verdade da Palavra, eles mandam matá-lo imediatamente. A Palavra da vida e da liberdade tira o sono de empresários, latifundiários, usineiros, banqueiros, pistoleiros... Direta ou indiretamente, a Palavra denuncia todas as obras das trevas do erro e da ignorância.

Quando o Espírito batizou os cristãos, o Evangelho entrou de uma vez por todas no mundo. Os cristãos semearam esta Palavra e ela tomou o mundo. É o movimento do Espírito que vai fecundando os corações endurecidos, e sensibilizados os corações a transformação do mundo vai se dando. Não há palavras que expliquem o mistério insondável desta ação divina. Só Deus é assim!

Os pobres foram e são crucificados, mas muitos estão sendo descidos da cruz. A ressurreição está acontecendo, lenta e gradualmente. É algo que ora é sutil, ora é bem visível a nossos olhos da carne. E neste movimento, de subidas e descidas, derrotas e vitórias, alegrias e tristezas, desespero e esperança, que o Reino de Deus vai se dando na história. Sinais são claros: os ricos ficando pobres, inundados no desespero e na desilusão e os pobres renovando suas esperanças no Emanuel, Pai presente na história.

Oremos e vigiemos. O Espírito e a Palavra estão trabalhando. Algo de bom está acontecendo. Renovemos nossa esperança.


Tiago de França

Nenhum comentário: