segunda-feira, 6 de abril de 2009

Semana Santa, recordação do amor


A Igreja celebra a memória da paixão e morte de Jesus na Semana Santa e em todas as missas que são celebradas em nossas igrejas. O que significa fazer a memória da morte de Jesus? Qual o sentido da morte de Jesus? Por que Jesus morreu na cruz? Buscar saber o sentido da morte de Jesus é importante, porque somente sabendo das causas que levaram a morte de Jesus, é que se descobre o sentido e o valor de seu amor por cada um de nós. Jesus não morreu à toa. Ele deu pleno significado à morte. A morte de Jesus na cruz é o martírio por excelência!

Inicialmente, podemos afirmar que a morte de Jesus é a maior prova de amor que Deus já demonstrou na história de seu povo até os tempos atuais. Quando Deus entrega seu único Filho para ser executado pelos homens, é sinal de que Deus quer alguma coisa de nós. O que será que Deus quis dizer com a morte de seu Filho unigênito? Por que será que a morte de Jesus marcou a humanidade? Jesus veio ao mundo com a missão de inaugurar o Reino de Deus. Em alguns momentos, ele declarou-se ser este Reino presente no meio do povo de Deus.

Se não fizermos referência ao Reino de Deus, a morte de Jesus perde seu sentido. Podemos ainda perguntar: O que Jesus veio fazer neste mundo? Será que ele veio fazer milagres, matar a fome do povo, libertar os cativos, andar sobre as águas, curar os cegos?... Ele fez tudo isso, mas não veio somente para isso; afinal de contas, os patriarcas, profetas e profetisas do Antigo Testamento, já eram homens e mulheres que realizaram prodígios no meio do povo. Jesus não é mais um profeta na história de Israel, mas o Messias, o Ungido de Deus, o Filho amado do Pai, que veio a este mundo para dar sua vida para a edificação do Reino do Pai. Que Reino será esse?...

O Reino de Deus tem alguns valores importantes, e quando estes são vivenciados na comunidade e na humanidade, podemos dizer que é a pura manifestação do Reino de Deus entre nós. O amor, o perdão, a justiça, a paz, a solidariedade, a fraternidade, a partilha entre tantos outros valores humanos e evangélicos são os valores do Reino de Deus e sua edificação contínua entre nós. A quem cabe a construção deste Reino? Toda pessoa humana é chamada ao amor. Quando se ama, se constrói o Reino de Deus. O amor é o maior dos valores do Reino, porque quem ama perdoa, pratica a justiça, é solidário, vive a fraternidade, partilha e promove a vida.

Fazer a memória da paixão e morte de Jesus é recordar do compromisso que trazemos de nossas promessas batismais. Acima de toda e qualquer promessa que podemos fazer a Deus, a resposta ao amor gratuito é a maior exigência. A caridade é uma exigência do Reino de Deus. Quem se recusa ao amor não pode participar do Reino de Deus. Jesus na cruz vem nos lembrar justamente disso. Como diz o refrão de uma música: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã”. Jesus mostrou com a vida que o amor é mais forte que a morte. Por que temermos à morte?...

Que nesta santa semana possamos meditar a paixão do Senhor, e nos irmãos e irmãs que sofrem as opressões e aflições desta vida e deste mundo, Jesus nos mostre o verdadeiro caminho que leva à Ressurreição.

Amemo-nos, irmãos e irmãs, amemo-nos, porque não há outro caminho que conduza a Deus, que não seja o amor!

Tiago de França

Nenhum comentário: