segunda-feira, 4 de maio de 2009

Uma prece meditada


"Rezo ao Espírito Santo, para que me faça caminhar nas estradas da verdade e me mantenha sempre guiado unicamente por Nosso Senhor; jamais pelos elogios, nem pelo temor de ofender". (Dom Oscar Romero, mártir de El Salvador)

Dom Oscar Romero rezou com a vida esta oração. Quem o conheceu sabe que ele foi um homem que caminhou nas estradas da verdade. Caminhar no caminho de Jesus é abraçar a verdade e as consequências do viver na verdade. É viver livre, porque a verdade liberta das falsas idéias e da alienação. Toda a vida de Dom Oscar Romero foi um clamor pela justiça na denúncia das injustiças.

Dom Oscar Romero foi um homem guiado unicamente por Nosso Senhor. Eram muitas as ameaças. Ele sabia que a sua hora estava chegando, mas não poderia fugir, pois prometeu ser fiel a Nosso Senhor. O homem guiado por Nosso Senhor não fuge da verdade nem das consequências da verdade. Ele foi fiel até a morte. Foi brutalmente assassinado com o pão e o vinho nas mãos, no altar do Sacrifício. Quem arriscaria em negar sua santidade? É santo aquele que dá a vida por seus amigos, porque prova maior não há do que a doação da própria vida. Imitou Jesus e foi crucificado com ele.

Dom Oscar Romero nunca deu ouvido a elogios e nem tinha medo de ofender os poderosos da sociedade salvadorenha. Elogios e o temor de ofender não guiavam seu ministério, mas unicamente Jesus que é a Verdade que liberta integralmente o ser humano. Isto é ser missionário: portador da verdade, que é o Cristo; construtor do Reino de Deus, obra de Cristo.

- Dom Oscar Romero,
seu sangue é semente de novos cristãos.
Amém, aleluia!


Tiago de França

Nenhum comentário: