domingo, 5 de julho de 2009

Partida


Depois de ter chegado
Na Terra do Sol
E partilhado da alegria
Das pessoas boas
E das tristes pessoas
Que aqui encontrei...
Fui Propedêutico, iniciei-me na
Filosofia.
Ensinaram-me a desconfiar
Da desconfiança,
Ensinaram-me com decepções
A ser persistente
Naquilo que se sonha ser...

Eita, Ceará!
Terra de gente
Alegre e disposta a recomeçar,
Povo hospitaleiro
Que acolhe a todos
Sem distinção de cor,
Sexo ou condição social...
Terra da rapadura com feijão,
Do forró e da Praia de Iracema
De José de Alencar
Com seus poemas,
Ceará...

Vou
Marcado pelo sorriso das cabeças-chatas,
Pelos assaltos
Dos meninos possessivos,
Pelo sotaque do “macho” e do “arriégua”...
Marcado
Pela fé do povo de São José,
Pelo artesanato bem trabalhado e diverso,
Pela violência
Dos corpos infantis oferecidos
Nas praias, praças e esquinas,
Ceará...

Vou embora
Triste,
Porque deixo convivências profundamente convividas...
Alegre,
Porque vou ao encontro de novas convivências
Profundamente desconhecidas!...
E poderei dizer
A uma geração não distante
Que tive em minha vida alguns dias
Que vivi
Na terra do humor de Tom e Didi,
Na terra
Dos padres Cícero e Ibiapina,
Do Bispo santo Hélder Câmara,
Do missionário Antônio Conselheiro,
Dos escritores Raquel de Queiroz e José de Alencar
Do jurista Clóvis Beviláqua
E dos times Fortaleza e Ceará...

Saudades,
Ceará!...


Tiago de França

Nenhum comentário: