terça-feira, 17 de novembro de 2009

Algumas afirmações sobre Jesus de Nazaré


No domingo passado (15/11) fui convidado para falar sobre Jesus de Nazaré para um grupo de crismandos em um retiro. Então, diante do Evangelho de Jesus resolvi fazer algumas afirmações a respeito da pessoa e da vida de Jesus de Nazaré. Comentei sobre cada uma destas afirmações com os jovens. Eles ficaram um pouco “escandalizados”, pois, como esperava, percebi que eles tinham e/ou ainda têm uma imagem equivocada sobre Jesus. Cada afirmação merece um estudo aprofundado, mas por agora prefiro simplesmente partilhar tais afirmações. Na medida em que for lendo, convido-o a pensar sobre cada uma delas. Ei-las:

- Iniciemos com uma indagação: Qual a imagem que tenho sobre Jesus? Jesus não é uma idéia na história, mas uma pessoa.

- Outra indagação: O que se diz sobre Jesus? O Evangelho é a fonte segura de informações sobre Jesus (cf. Mc 15, 39).

- Jesus nasceu na pobreza de Belém, viveu pobremente no meio do povo pobre e morreu pobre na Cruz.

- Jesus foi enviado pelo Pai com a missão de inaugurar o Reino de Deus.

- Jesus foi igual a nós em tudo, exceto no pecado (cf. Hb 4, 15).

- Jesus foi amigo dos pecadores e comia com eles (cf. Mt 11, 19).

- Jesus não era sacerdote, nem levita, nem doutor da lei, mas filho de carpinteiro. Não exercia função importante na sociedade.

- Jesus realizou milagres para manifestar a presença de Deus (cf. Jo 9, 1 – 3). Ele não fazia para chamar a atenção, ou para ficar famoso e ser temido, mas para dizer que Deus é libertador.

- Jesus não era rei. Nunca se afirmou superior aos homens, apesar de sê-lo.

- Jesus não veio ao mundo para satisfazer os desejos das pessoas.

- Jesus nunca pediu para ser adorado pelos homens, mas pediu para que o seguissem.

- Jesus não veio para algumas pessoas, para uma religião ou para algum grupo, mas para toda a humanidade.

- Jesus não tem recompensa material para dar as pessoas. Ele não veio ao mundo para solucionar os problemas materiais e espirituais das pessoas.

- Jesus está no mundo, no meio do povo, presente na luta dos pobres (cf. Mt 28, 20).

- Jesus era livre e defendeu e promoveu com a própria vida a liberdade do ser humano.

- Jesus é centro da fé, da espiritualidade cristã e da vida do cristão. Crer nele é segui-lo dentro ou fora do Cristianismo.

- Jesus não é o Salvador das almas, mas da pessoa humana e de toda a Criação.

- Jesus é igual a Deus. Deus é amor. O mandamento de Jesus é o amor.

- Quem praticar o mandamento do amor será salvo, tendo prática religiosa ou não.


Tiago de França

Nenhum comentário: