sábado, 22 de março de 2014

Nossa sede de Deus

“E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (Jo 4, 14).

            Esta reflexão parte do encontro de Jesus com a samaritana (cf. Jo 4, 5 – 42), uma belíssima passagem evangélica que nos faz pensar em algumas questões que nos remetem ao sentido de nosso ser cristão. O texto traz alguns detalhes reveladores que merecem nossa atenção. Vamos meditar à luz da fé e da nossa realidade. O evangelho é fonte de verdadeira sabedoria para toda pessoa que se arrisca no seguimento a Jesus de Nazaré.

Sentado junto ao poço de Jacó

            A imagem do poço nos recorda o papel da água e da sede. A água do poço serve para matar a sede do povo. O poço de Jacó era sagrado para os samaritanos, pois na antiga aliança o povo encontrou nele a água para matar a sede do corpo. Toda fonte de água é, de fato, sagrada. O que seria do ser humano sem a água para matar a sede do corpo e satisfazer as demais necessidades? Jesus, cansado da viagem, por volta do meio dia, senta-se junto ao poço de Jacó. Em seguida, chegou uma mulher da cidade da Samaria para tirar água.

            “Dá-me de beber”, disse Jesus à mulher samaritana. Este pedido de Jesus é extraordinário, e o motivo é simples: os judeus consideravam os samaritanos um povo impuro, inferior. Chamar um judeu de samaritano era uma ofensa. Eram povos diferentes que no passado entraram em conflito. Portanto, judeus e samaritanos não se falavam nem se frequentavam. Jesus não liga para esta divisão. À samaritana pede água para beber. Ela se surpreende e começa a dialogar com Jesus.

            O diálogo revela que se tratava de uma mulher instruída a respeito da religiosidade de seu povo. Ela não tem medo de Jesus e participa do diálogo revelador. Neste, Jesus se revela como aquele que tem uma água diferente: a água que transforma as pessoas em fontes de água que jorra para a vida eterna. Ela certamente não compreendeu esta parte. Com o desenrolar do diálogo, o que lhe chama a atenção é o fato de Jesus saber de sua vida, quando trataram de outro assunto: os maridos que ela teve e o que tinha naquela ocasião.

            A mulher se convenceu de que Jesus era um profeta. A figura do profeta era muito respeitada em ambos os povos. O povo aclamava os profetas porque sabia que se tratavam dos mensageiros da palavra de Deus. Mesmo sem entender, a mulher pede a água de Jesus, deseja conhecer o dom de Deus. Que água é essa que Jesus oferece à samaritana? É ele mesmo, dom de Deus. Dialogando com Jesus e crendo nele, a mulher começa a conhecer o dom Deus, começa a beber da água que a transformará numa fonte transbordante de água viva, que jorrará para a vida eterna.

            Encontrando-se com Jesus, a samaritana bebe da fonte divina e faz a experiência de quem está sendo incluída no povo de Deus. Para Jesus, ela e seu povo não são impuros nem estão excluídos do povo de Deus, mas, no seu nome e a partir do anúncio de sua mensagem, tornam-se povo de Deus. Jesus não quis saber dos preceitos que legitimavam a separação e a exclusão. Por isso, depois de terem voltado da cidade, pois foram comprar alimentos, os discípulos ficam admirados por verem Jesus conversando com uma mulher da Samaria.

            A liberdade de Jesus é a liberdade de Deus. A visão de Jesus é a visão de Deus. Nesta liberdade e nesta visão não há lugar para separação, para segregação de pessoas e de povos. Na concepção de Jesus, o que há são pessoas, filhas e amadas por Deus. Este Deus não leva em consideração as divisões culturais e religiosas. É o Deus de todos, de toda a humanidade, o Pai das misericórdias, o Deus das gentes. O povo de Deus é adepto do mandamento divino do amor atrelado à liberdade. Neste mandamento não há lugar para as divisões e os conflitos que visam destruir a dignidade do ser humano.

O lugar do culto e a maneira correta da adoração a Deus

            Para os samaritanos o lugar do culto a Deus era no monte Garizim e para os judeus era no templo de Jerusalém. Aqui Jesus fala dos verdadeiros adoradores: aqueles que adoram em espírito e verdade, pois Deus é espírito. De fato, Deus não se encontra em um lugar determinado pelo ser humano. Ninguém pode aprisionar a Deus nem estabelecer para ele uma morada. Deus está em toda parte, especialmente no interior das pessoas, criadas à sua imagem e semelhança. A adoração em espírito e verdade desconhece lugares determinados. Ninguém pode dizer que Deus se encontra nos templos católicos e não nos evangélicos, ou vice-versa. Talvez em muitos destes templos, de ambas as denominações, Deus não se faça presente, dado o que se ensina e se pratica dentro deles!...

            Nenhum líder religioso está autorizado, considerando o que disse Jesus à samaritana, a impor a frequência ao culto religioso como único lugar de encontro com Deus. Portanto, não tem sentido a ideia de que aqueles que não frequentam o culto não estão em comunhão com Deus. É verdade que a fé religiosa é praticada no interior da religião, mas é verdade também que os que não frequentam o culto religioso também podem permanecer em comunhão com Deus, adorando-o em espírito e verdade. Jesus reconheceu a presença de Deus na vida dos samaritanos, povo excluído e condenado pelos judeus. Assim, o Deus e Pai de Jesus não está somente presente no Cristianismo, mas permanece presente na vida humana, em todo tempo e lugar.

            As palavras e os gestos de Jesus em relação aos samaritanos nos ensinam a fazermos a mesma coisa: dialogar, ouvir, acolher e participar da vida daqueles que nos parecem estranhos, alheios à nossa cultura e religiosidade. As crenças religiosas e o espírito de pertença a uma determina denominação religiosa não deveriam ser motivos de divisão e conflitos entre as pessoas, como podemos constatar no mundo atual. Os seguidores de Jesus não são chamados a converter quem quer seja, mas a anunciar o mandamento divino do amor e da liberdade por meio da palavra e do testemunho. Esta é a vocação cristã. A conversão é atividade do Espírito do Senhor, que sonda todas as coisas e as renova segundo o coração de Deus.

            Cada cristão precisa conhecer o dom de Deus, que é Jesus. Aproximar-se dele, sentar-se com ele junto ao povo, beber de sua mensagem. Ter sede de Deus é encontrar-se com Jesus e permanecer unido a ele, numa convivência fraterna, intimamente humana e espiritual. Se quisermos ser fontes de água que jorra para a vida eterna precisamos fazer a experiência da samaritana: escutar Jesus, dialogar com ele, pedir sua água, com ele tornar-se fonte do encanto, da beleza, do perdão, da acolhida, da amizade e da solidariedade. O mundo e a Igreja atuais carecem disso: de pessoas que sejam fontes de água viva.

            A Samaritana se tornou missionária do Verbo de Deus, da palavra encarnada de Deus, deste Deus amoroso que não exclui nem condena, mas acolhe, ama e no amor cura os corações feridos e atribulados e liberta de todo tipo de escravidão. Não tenhamos medo de nos tornarmos íntimos do Deus que é pura misericórdia. Somente ele, fonte de todo bem e de toda graça, é capaz de nos conceder a paz necessária para suportarmos o peso de nossos fardos.

A abertura da mente e do coração à ação amorosa deste Deus é oportunidade única de nos transformarmos naquela fonte abençoada de vida para todos aqueles que se aproximam e desejam matar sua sede. No homem há uma sede de eternidade, de felicidade e é por meio do próprio ser humano que Deus vai saciando esta sede de amor, paz, justiça e de felicidade. Esta sede é saciada a partir de dentro de cada pessoa na sua relação com Deus que está no outro. Aprendamos, pois, a bebermos do nosso próprio poço, a fim de que a chama do amor divino não se apague em nós.


Tiago de França

Nenhum comentário: