domingo, 1 de junho de 2014

Ascensão de Jesus

“Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (Mt 28, 19).

            Uns afirmam que Jesus subiu, literalmente, ao céu, de corpo e alma. Outros, porém, dizem que não. Os primeiros ficam com a letra, os segundos ficam com seu sentido teológico. A meu ver, parece que não é de suma importância contemplar um grupo de discípulos olhando Jesus subindo e desaparecendo entre as nuvens.  

Isto é um espetáculo que nossa fértil imaginação se regozija em realizar. A ascensão de Jesus é outra coisa, é algo que ultrapassa as especulações da imaginação e da mente. Ascensão é subida, é crescimento, que ocorre em um movimento inverso daquilo que costumeiramente julgamos compreender: ascensão é descida na subida.

            As Igrejas e os crentes neste dia de celebração da ascensão, certamente falarão do senhorio de Jesus. Não ouso afirmar que Jesus não é o Senhor, mas prefiro acreditar que ele não procurava se colocar como o Senhor. Heresia? Decida o leitor como quiser. Penso que senhorio parece ser algo demasiadamente forte para um servo sofredor.  

Que estou querendo dizer? Se Jesus é o Senhor, então somos convidados a crer em um Senhor servo. Humanamente, parece contraditório, não?! Neste mundo os senhores são homens de poder e domínio, que desejam ser servidos. Possuem prestígio, poder e riqueza. Jesus é o Senhor que não tem prestígio, nem riqueza, nem poder. Ele não domina nada, nem ninguém.

            Assim, cai por terra a velha e desgastada imagem que muitos criam a respeito do senhorio de Jesus: a de um Deus todo-poderoso! Jesus não pode nada. Ele está disposto a frustrar aqueles que o procuram para a realização de seus sonhos, fantasias e desejos. Ele não se presta a estas satisfações.  

Para tais realizações há o prestígio, a riqueza e o poder. Por isso, caro leitor, se você procura estas coisas, não as procure em Jesus. Ele não tem nenhuma delas para oferecer a quem quer que seja. Jesus nos recomenda o caminho do amor que nos liberta. Este é o tesouro que ele tem a nos oferecer. Esta foi a sua experiência. O caminho está aberto. Se quisermos, podemos segui-lo, mas para isto é preciso corresponder à exigência fundamental do caminho aberto por ele: arriscar-se a viver por amor.

            Isto é descida na subida: arriscar-se a viver por amor. Se assim procedermos, experimentamos o que muitos chamam de renovação espiritual. De modo geral, o conteúdo desta renovação é desconhecido pela maioria daqueles que julgam tê-la experimentado. A maioria experimenta, mas não se renova. É estranha tal afirmação, não?! É isso, infelizmente, que ocorre.  

Em Jesus, as pessoas querem subir, triunfar, alcançar a vitória, glorificarem-se, brilhar... Isto parece bom, não?! Parece, mas por trás destas palavras se escondem desejos meramente humanos de glória e de triunfo. A mesma glória oferecida pelo poder, pelo prestígio e pela riqueza. As pessoas querem triunfar neste mundo em nome de Jesus! Caso consigam, devem saber que Jesus estava longe de todas elas. Ele não é oportunidade para o triunfo de quem quer que seja.

            Há ainda algo a ser dito, algo ainda mais extraordinário que a ascensão revela: Jesus não sobe ao céu, ele desce e permanece no coração das pessoas e as convida para ousarem este movimento sagrado e revelador de descida para o mais profundo de si mesmas. Jesus quer fazer conosco o caminho de descida para aquele mergulho necessário, intenso e revelador da presença de Deus em nós.  

Poucas pessoas se dispõem a esta ascensão. Há medo e resistência, e muita vontade de permanecer na inércia de si mesmas. Jesus nada pode fazer diante da indisposição das pessoas. Estas tem plena liberdade diante dele. Jesus nada impõe, apenas propõe. É o Senhor servo que quer somente nos acompanhar, nos alumiar com sua luz, dando-nos força para o esplendoroso encontro com a vida e com a liberdade.

            Descer da montanha e ver a vida como ela é. Tocá-la com as mãos quentes e frias e enxergá-la com o sorriso da alegria. Vê-la com os olhos da fé. Tê-la na palma da mão e senti-la com o coração. Permanecer diante de si, dos outros e de Deus na total disponibilidade, com mãos estendidas e pés firmes no chão rachado pelo sol da vida.  

São coisas conhecidas por quem vive, cotidianamente, a experiência de permanecer com Jesus, conhecendo sempre mais os becos e vielas do seu caminho, no encontro caloroso dos que se apertam para ir escapando noite e dia, na luta constante por um mundo melhor. Isto é ascensão. Isto é páscoa. Isto é fazer com que todos os povos se tornem, no amor e na liberdade, discípulos de Jesus, o Senhor servo, amante da vida e de todos os pecadores.


Tiago de França

Nenhum comentário: