terça-feira, 4 de agosto de 2015

O passar dos anos

“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mt 14, 27)

            O bom Deus, meu amado Senhor, concedeu-me no dia de hoje, celebrar mais um ano de vida, juntamente com a memória do humilde servo de Deus, são João Maria Vianey, santo presbítero e confessor francês. Por ocasião desta data, anualmente, diante de Deus na oração pessoal da madrugada, pergunto-me: Senhor, o que estou fazendo da minha vida? E Ele, com veemência responde ao meu pobre coração: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

            Como Pedro, ansioso para andar sobre as águas, vejo Jesus que me olha e diz: “Vem!” Para onde, Senhor: Vem, participar do meu amor, meu amigo! E meu coração se enche de uma alegria indescritível. Alegria que brota da certeza absoluta de que, apesar das minhas fraquezas, Jesus se aproxima, convida-me, toca-me e me ama. Não fiz nada. Somente no silêncio, fiquei a contemplar aquela presença suave e forte, que fez arder o coração.

            Diante das incertezas da vida, dos meus questionamentos, dos meus pecados, do meu olhar um tanto preocupado com o sofrimento das vítimas, da minha inquietação e sede de justiça, Jesus fita-me o olhar e mais uma vez, diz: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” E o mar avassalador das sombras da finitude se acalma e o barco segue sobre as águas, rumo à conclusão da travessia. Jesus nada revelou, a não ser aquilo que está no seu evangelho. Somente advertiu: “Não tenhas medo! Eu estou contigo!”

            Então, pensei: Isto é o essencial do seguimento a Ele: Confiar na sua presença em minha vida. Confiar com o coração e com a mente, com as entranhas estremecidas, com toda a força do coração e potência de alma. Agora, muito mais do que antes, compreendi o sentido e o alcance do louvor de Maria: “A minha alma engrandece o Senhor”. Também compreendi a expressão segura de Santa Teresinha do Menino Jesus, quando disse, certa vez: “Minha via é segura e eu não me enganei”. Que verdade reconfortante!

            Com os amigos, familiares, somente posso dizer ao Senhor:

Obrigado, Jesus, por tão grande amor!
Aumenta a minha fé, para que eu permaneça acordado.
Que nada, absolutamente nada neste mundo, consiga desviar o meu olhar de Ti. Que eu seja livre.
Com o Pai e o Espírito, fazei morada no meu pobre coração.
Ele bate por ti.
Amém!

Tiago de França

Nenhum comentário: