segunda-feira, 23 de maio de 2016

Mais um escândalo do governo Michel Temer

Aos poucos, o governo Temer está mostrando a sua verdadeira face. Hoje, mais uma vez o governo interino demonstrou que não tem nenhum compromisso com a ética. A ideia de que é um governo de salvação nacional é, de fato, mentirosa. Por isso, como tenho dito desde o início, estamos, vergonhosamente, assistindo a um dos golpes mais baixos da história do País.

Quem é o senador Romero Jucá? É amigo do Presidente interino, assim como é também amigo dos políticos do PSDB, especialmente do senador Aécio Neves, aquele que nada faz por Minas, o intocável. Romero Jucá é o articulador do governo, homem de extrema confiança do Michel Temer. É o ministro do Planejamento, que metido na corrupção da Petrobrás, já está tirando seu time de campo. Já anunciou que irá pedir licença do cargo. Na verdade, não deveria ter sido investido no mesmo.

Numa conversa com um tal de Sérgio Machado, o senador Romero Jucá revelou o motivo do golpe: Um "pacto" para "estancar a sangria", referindo-se à mudança de governo, como o único caminho de livrar políticos ligados a Michel Temer das mãos do juiz Sérgio Moro, incluindo o deputado Eduardo Cunha. A conversa gravada e somente agora conhecida por todos, revela os detalhes da ação criminosa do senador Romero Jucá e seus companheiros. Diz ele no diálogo: "Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra. Tem que mudar o governo para estancar essa sangria". Não precisa ser especialista em crimes contra a moralidade política para identificar a articulação criminosa que aparece nas conversas do áudio divulgado, curiosamente, pelo jornal Folha de São Paulo.

Algumas perguntas merecem a nossa atenção, quando nos deparamos com mais este escândalo do governo interino: Por que somente agora essas gravações foram divulgadas? Será que a Procuradoria Geral da República vai pedir a apuração do teor das conversas do áudio? E o interino Michel Temer, vai proteger o seu braço direito, tentando livrá-lo das mãos da Justiça e reconduzi-lo ao Ministério do Planejamento? Por acaso, o Supremo Tribunal Federal vai pedir investigações sobre os políticos mencionados na gravação e que tem foro privilegiado, a começar pelo Michel Temer e pelo senador Aécio Neves, o intocável?... Estes personagens possuem fortes vínculos com figuras importantes do Poder Judiciário. Esta vinculação poderá livrá-los da necessária punição.

E, por fim, uma pergunta a todos aqueles que foram às ruas pedir a cassação de mandato da Presidenta Dilma: Vocês acham, realmente, que Michel Temer e sua corja de corruptos tem condições de tirar o Brasil da crise política e da crise econômica, que cada vez mais se agrava justamente com a sua chegada à Presidência? Vamos refletir um pouco, pois se vocês foram às ruas para protestar contra a corrupção, certamente devem já ter percebido que agora, sim, a corrupção está mais viva do que nunca, e, agora, diretamente ligada à pessoa do Chefe do Poder Executivo Federal. Se o escândalo de hoje ainda não os convenceu da realidade golpista do governo interino, então aguardem os próximos capítulos, pois o que já assistimos nestes primeiros dias de governo Temer é apenas o início de um dos períodos mais vergonhosos da história política do Brasil.


Tiago de França

Nenhum comentário: