quarta-feira, 18 de maio de 2016

O novo líder do Governo na Câmara e a estranha atitude da ministra Rosa Weber

Todos os dias, desde quando chegou à Presidência, Michel Temer apresenta uma novidade: Uma sempre pior que a outra. A de hoje é a escolha do líder do governo na Câmara dos Deputados. Atendendo a uma indicação do deputado suspenso Eduardo Cunha, Temer escolheu André Moura (PSC-SE) para ser seu líder naquela Casa legislativa.

O escolhido é alvo da Lava Jato, suspeito de tentativa de assassinato e réu em três ações no Supremo Tribunal Federal. Esta é mais uma prova de que o Presidente interino não tem compromisso com a ética nem, consequentemente, com o combate à corrupção.

Recebeu a indicação de um réu e escolheu outro réu. Isso somente confirma o que falei sobre o pronunciamento dele no Fantástico da rede golpista: De forma descarada não se importa com o País. Está demonstrando que pode fazer o que quiser. Estamos retrocedendo, vergonhosamente.

Enquanto isso, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, resolveu engrossar o tom do golpe, ao notificar a Presidenta Dilma a respeito do uso da palavra golpe. Além de ser vítima de um golpe, a Presidenta não pode utilizar a palavra golpe ao se referir ao impeachment.

Se pudesse, eu queria perguntar, pessoalmente, à ministra Rosa Weber qual o nome apropriado para um processo de impedimento sem crime de responsabilidade. Queria ouvir sua resposta.

Situação semelhante ocorreu com o então Advogado Geral da União, quando defendeu a Presidenta na comissão especial do impeachment do Senado, ao ser intimidado pelo senado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que também tentou proibir o Advogado a utilização da palavra golpe durante a defesa. Tanto ao senador quanto à ministra é preciso lembrar que em um Estado Democrático de Direito ninguém pode ser proibido de utilizar os termos que julgar adequados em todas as ocasiões. Censura é incompatível com a democracia.

E o termo adequado para falar de um processo de impeachment sem crime de responsabilidade é, sim, GOLPE!

Tiago de França

Nenhum comentário: