sexta-feira, 10 de junho de 2016

O tempo passa... Pensamentos (VIII)

Estive pensando no tempo e descobri que o tempo passa. Que novidade há nisso?!... Penso que nenhuma. Mas se a gente parar para pensar direitinho, o tempo da vida é curto demais. Aqui deve ter alguma novidade! O tempo da vida. Qual o tempo da vida? A vida tem tempo?...

Tem gente que vive sem ligar para o tempo, mas também tem gente que liga demais para o tempo e se esquece da vida. Viver sem ligar para o tempo pode ser arriscado. Mas por quê? Porque viver é um negócio complicado.

Tem uma coisa na vida chamada ilusão que acaba com a gente. Acaba porque parece que a ilusão não deixa ninguém viver, apesar de que, às vezes, viver por um momento a ilusão faz bem. E faz bem porque, às vezes, a realidade é ruim e a gente precisa estar iludido por um tempo para suportar a ruindade da vida!

No que se refere à ilusão, é preciso o iludido prestar atenção ao tempo, uma vez que a vida biologicamente é finita. Aí vem o dilema da morte, realidade difícil de aceitar... Deve ser difícil e até intrigante morrer iludido! Morrer pensando que algo ou alguém é, mas na verdade não é. Algo ou alguém é ou não é, mas não pode ser e não ser ao mesmo tempo, já ensinava o filósofo.

Por um lado, é até bom não saber que certas coisas são, pois dependendo do que se trata, o sofrimento torna-se leve. Mas é preciso considerar que há realidades que precisam ser conhecidas e admitidas, para que a ilusão não prevaleça.

E neste dilema, de tempo, vida, ilusão, morte, ser e não ser, o tempo está passando e a vida está aí, impondo-se, sendo consciente ou inconscientemente vivida!... Mas ainda ouso perguntar duas coisas, a você que se ocupou em ler estas linhas embaraçosas de uma mente que se ocupou por um momento em pensar no tempo da vida e na vida do tempo: O que estás fazendo no tempo de tua vida? Tens tido tempo para viver?! Pense enquanto é tempo, pois pensar exige tempo!...

Tiago de França

Texto escrito em 01/07/2009, em Fortaleza - CE.

Nenhum comentário: