sábado, 14 de janeiro de 2017

Inspirados pelo Espírito

“Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo” (Jo 1, 33).

        Jesus é o Filho de Deus: eis a revelação do Espírito de Deus a todos aqueles que são batizados em seu nome e o seguem. O Espírito está no centro da revelação divina, fazendo-nos conhecer o mistério da encarnação do Filho amado de Deus. Sobre Jesus, o Espírito desceu e permaneceu. Na verdade, desde sempre Jesus está com o Pai e o Espírito. A Comunidade Trinitária é eterna.

        O seguidor de Jesus é aquele que mergulha neste mistério insondável de amor. É o Espírito que nos faz conhecer e permanecer neste mistério. A quem o Espírito alcança é revelado o mistério insondável do amor de Deus. Este mistério é essencialmente infinito, portanto, ninguém pode conhecê-lo plenamente, de uma vez por todas. Ele vai se revelando porque assim são as coisas de Deus. A pedagogia divina é diferente da humana. O tempo da atuação da graça divina é diferente do nosso tempo.

        O Espírito sonda as profundezas do nosso ser, e desde lá nos chama para a experiência inefável do conhecimento de Deus. No encontro da Luz de Deus com as nossas sombras, o Espírito nos revela a intensidade, a grandeza e o alcance do mistério divino. É lá que somos integrados, purificados e amados. Deus age desde dentro, a partir de nossas entranhas. É o Espírito que nos concede a necessária percepção deste ofício divino libertador.

        Para não cairmos no intimismo da fé que promove a alienação, este Espírito chama-nos para fora, desinstalando-nos suavemente. A partir daí enxergamos a necessidade da missão, da nossa missão no mundo. Esta missão ultrapassa as fronteiras das culturas e das religiões. Trata-se da nossa participação na missão de Jesus, prolongada pela ação amorosa e forte do Espírito. Somos transformados nos pés e nas mãos de Jesus. Somos a sua presença no mundo, afastando as trevas que amedrontam e obscurecem.

        Participar da missão de Jesus é viver segundo o seu estilo de vida: na humildade, simplicidade e, portanto, na radicalidade da verdade, do amor, da liberdade e da justiça. Trata-se de uma missão livre e libertadora, que promove o Reino de Deus, centro da mensagem de Jesus. Onde estamos? Qual a nossa ocupação? Com quem nos relacionamos? Qual a nossa atual situação? Quais as nossas dificuldades? O Espírito nos revela que nas respostas a estas indagações está a resposta de outra indagação essencial: Senhor, o que queres de mim?...

        O mesmo Espírito que desceu sobre Jesus e com ele permaneceu, e que fez com que o profeta João Batista o reconhecesse como Filho de Deus, é quem nos visita desde a nossa concepção e conosco permanece. O que este Espírito está falando a cada um de nós? Escutemos. O que Ele está dizendo às nossas Igrejas? Escutemos. Escutemos. Escutemos...

        A esperança ativa oriunda da autêntica interpretação da mensagem de Jesus é a palavra de ordem da missão de Jesus: O Espírito nos pede que esperemos em Deus, mas com as mangas arregaçadas, com o suor de nossos rostos. Pede-nos que cultivemos esta esperança no amor. Este amor desperta o que há de melhor em nós, libertando-nos do pecado gravíssimo da indiferença. A esperança ativa e o amor constituem a realidade redentora de cada pessoa e de toda a humanidade. Não ouçamos os profetas da desgraça, pois não dorme Aquele que é o guarda do povo santo em marcha.

        Às Igrejas, fala o Espírito, incessantemente: Restaurem o anúncio da Boa Notícia do Reino de Deus! Renunciem aos vossos interesses e ao conforto de vossos corpos mortais! Desapeguem-se do dinheiro, da sede pelo poder e da vaidade! Abandonem a mentira e a confusão! Evangelizem os pobres! Expulsem de vosso meio os lobos da Assembleia dos fiéis! Desmascarai-os!  

Deus permanece fiel e nada deixa faltar aqueles que o amam. Apesar da força das águas e da escuridão da noite, a navegação não pode perder o rumo. Cristo é seu porto seguro. Se é Jesus a nossa rocha, estamos bem alicerçados, e as torrentes não conseguirão nos derrubar. Se é Jesus o fundamento de nossa fé, então nada, absolutamente nada conseguirá derrubá-la.

Não há poder humano superior ao poder das sementes do Reino, que brotam, silenciosamente, nos quatro cantos do mundo, desde o coração amoroso de tantos irmãos e irmãs, que seguem Jesus e, mesmo não o conhecendo, vivem unidos a Ele, numa comunhão misteriosamente forte e inquebrantável.

Estamos no tempo da graça, e não há desgraça capaz de eliminar os frutos das sementes do Reino, que surgem e que sempre surgirão, em todo tempo e lugar. É o que o Espírito fala, desde os corações de muitos, bem como desde o grito dos que sofrem nas periferias do mundo; grito que, diuturnamente, chega aos ouvidos Daquele que sempre escuta o clamor dos oprimidos e os liberta das mãos dos opressores deste mundo.

Tiago de França

Nenhum comentário: