domingo, 15 de outubro de 2017

SER PROFESSOR

     
      Este dia não pode passar despercebido. Trata-se do Dia do Professor: O único profissional responsável pela formação dos demais profissionais. Na qualidade de professor, queremos oferecer algumas provocações a partir da nossa experiência pessoal.

        Inicialmente, é preciso dizer que o professor não é um mero repetidor nem transmissor de conteúdos. Qualquer pessoa pode fazer isso. O professor não é qualquer pessoa. Apesar de que, muitas vezes, muitos professores se permitem ser reduzidos a isso. Antes de mais nada, o professor é um educador.

        Educar não se reduz a ensinar bons modos. Educar é despertar no outro o desejo de pensar. O aluno precisa ver no professor um despertador da consciência crítica. Esta consciência surge por um intenso e gradual trabalho que ocorre no mundo da educação. A escola é o lugar da fomentação desta consciência.

        O trabalho do professor é uma arte, que exige perseverança e muita paciência. Cada aluno tem seu ritmo e seu contexto histórico. Como dizia o filósofo Ortega y Gasset, cada pessoa é um “eu e suas circunstâncias”. E o professor é chamado a considerar isso. A educação é um infinito trabalho de lapidação das pessoas. O aluno vem à escola, com suas histórias, pré-conceitos, saberes, hábitos, tradições etc., e o professor aproveita tudo isso para despertar nele a necessidade de tudo avaliar, criticamente.

        Atualmente, o trabalho do professor tem aumentado e se tornado desafiante. Diante da onda neoconservadora que tem tomado conta do País, nós, professores, estamos nos perguntando: O que está acontecendo? Será que temos desempenhado bem a nossa missão? De onde vem toda essa cultura da violência? Por que tanta gente de mente fechada e embrutecida? É verdade que a escola não cultiva a cultura do ódio e da indiferença. Nenhum professor que se preze, por mais mal preparado que seja, cultiva na mente do aluno a cultura da violência. Também é verdade que a escola precisa se empenhar melhor no combate a esta cultura da intolerância, que ousa imperar na sociedade.

        Outro grande mal que tem surgido atualmente, e que tem dificultado demais o trabalho do professor, e que, infelizmente, tem ganhado corpo na sociedade, é a proposta denominada “Escola sem partido”. Trata-se de uma ideologia neoconservadora que nasceu com a pretensão de tirar a liberdade de lecionar do professor. Sem liberdade não há educação. A educação existe em função da liberdade. Como ensina o grande cientista da educação, Paulo Freire: Educa-se para a liberdade. Quando se proíbe o professor de tratar determinado assunto, o que se quer, na verdade, é limitar o espaço da discussão do conhecimento. Em um regime democrático de direito isto é muito grave, pois contraria a liberdade de expressão concedida nos termos da Constituição da República em vigor.

        Hoje, o professor não pode deixar de lado a sua missão, deixando-se dominar pela omissão e pela covardia. As crianças, adolescentes e jovens são as principais vítimas da alienação oriunda da falta de consciência crítica. O professor é o único profissional capaz de despertar em todos o sublime gosto pelo pensar, e por meio deste, ensina-se a todos a aprender a analisar, criteriosamente, a realidade de si mesmo e do mundo; tendo em vista a realização das transformações necessárias para o verdadeiro progresso e evolução humana. Não há verdadeiro progresso sem uma educação verdadeiramente libertadora. Há de se trabalhar sempre para assegurar às pessoas a realização da sua vocação primeira: a vocação para o pensar.

        Particularmente, como professor de filosofia e educação religiosa, tenho procurado desempenhar esta árdua, mas gratificante missão: Levar o aluno a enxergar a realidade, despertando o desejo de pensar, criticamente. O aluno pode até não se dar bem na apreensão dos conceitos básicos do conteúdo, mas se é capaz de enxergar o que está por trás daquilo que se apresenta como óbvio, já me deixa de alma lavada. Tenho alunos que me dão esta alegria: A de se apaixonarem pela busca do conhecimento, insaciavelmente.

Por isso, apesar de um sistema educacional que precisa ser revisto na perspectiva da criação de sujeitos livres e, portanto, autônomos, sou professor porque acredito na transformação das pessoas. Sou professor porque acredito em outro mundo possível, a ser construído por pessoas livres e libertadoras, conscientes de si mesmas e do que acontece ao seu redor. Esta é a minha bandeira. Esta é a minha esperança. Pela a libertação integral das pessoas e erradicação da ignorância geradora de todo tipo de intolerância e violência, sou professor, e com muito orgulho!

Com estima e consideração à minha genitora, Cícera Luís de França, minha primeira professora, que me ensinou a ler, contar, enxergar e ser gente! Aos meus professores de ontem e de hoje, a minha eterna gratidão.

Prof. Tiago de França

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