sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Pesquisas de intenção de votos


Recebi hoje um pequeno vídeo, ensinando como verificar um dado importante dessas pesquisas de intenção de votos, encomendadas pelas grandes corporações da mídia, como as emissoras de TV e grandes jornais do País. O dado importante é: OS LUGARES NOS QUAIS SÃO REALIZADAS.

Gente, é assustador! A manipulação é evidente! E é muito fácil de verificar: Você pega o número de registro da pesquisa e o coloca no link "Consulta às pesquisas registradas" (coloque essa expressão no Google para encontrar o link), no site do TSE. Quando abrir o arquivo, basta clicar em outro arquivo que mostra os lugares (estados, municípios e bairros) onde a pesquisa foi realizada.

Acabei de verificar a pesquisa Ibope do dia 15/10, na qual apareceu Bolsonaro com 59% dos votos, e Haddad com 41%. Sabe o que se verifica no arquivo que mostra os locais nos quais se realizou a pesquisa? Que ela foi realizada justamente nos locais onde Bolsonaro teve mais votos. Desse modo, é claro que ele teria que aparecer com esse percentual. Entenderam? A maioria das cidades é do sudeste e do sul do Brasil, principalmente SP, RJ, ES e PR.

Conclusão: As pesquisas de intenção de votos manipulam a realidade. Esses percentuais não correspondem à realidade. Por isso, caro eleitor, nunca decida o seu voto se baseando nestas pesquisas. Você mesmo pode conferir os locais nos quais elas ocorrem no site do TSE. Vote consciente, e não permita ser enganado por pesquisas.

Tiago de França

Nenhum comentário: