domingo, 16 de junho de 2019

A Trindade


Neste domingo, a Igreja católica celebra a Solenidade da Santíssima Trindade. Não há inteligência neste mundo que seja capaz de desvendar este mistério: o mistério de um Deus em três Pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O Pai é o Criador de todas as coisas, o Amoroso, que com o Filho e o Espírito existe desde sempre e para sempre. Este Pai não é homem nem mulher, é o mistério da perfeição, que em Jesus se revelou puro amor. O Pai é Amor e infinita misericórdia. Não é um carrasco, que criou o homem para vingar-se no tempo oportuno. Não. O Pai não é um vingador, mas é um Deus apaixonado por tudo o que criou, que a todos assiste porque jamais abandonará a obra criada. É um Deus apaixonado pelo ser humano, capaz de tudo para salvá-lo.

O Filho é Jesus, o Messias. Ungido do Pai, revelou ao mundo quem é o Pai. Humanamente, foi escandalosamente perfeito. Experimentou a condição da carne humana: fraca e limitada. Em comunhão com o Pai e o Espírito, venceu a morte e o mundo. Graças a Ele, conhecemos as entranhas da Trindade: pura relação constante de amor. O Filho amou as pessoas até o fim, até a morte de cruz. Assim, revelou-nos o grande desejo divino: recapitular todas as coisas. O Cristo Jesus é o nosso modelo de homem perfeito e de prática humana do amor divino. Ele é o nosso Salvador.

O Espírito Santo, com o Pai e o Filho, também se manifestou ao mundo e no mundo. Veio para ajudar os discípulos de Jesus a continuarem a sua missão redentora. Este é o Espírito que sonda todas as coisas, que nos faz conhecê-las e amá-las. É o grande revelador da vontade do Pai manifestada em Jesus. É este mesmo Espírito que ilumina, guia, orienta e sustenta o discípulo que se colocou no caminho de Jesus. No mundo, trabalha, dia e noite, realizando a obra de Jesus, que encontrará o seu desfecho final na realização total do Reino de Deus.

Esta é a Trindade, Deus Uno e Trino, mistério de amor, que a tudo abraça e ama. Este Deus ama a cada um de nós, com cuidado e predileção. A nossa comunhão com Ele nos conduz à felicidade verdadeira e plena. Abertos e disponíveis à ação amorosa da Trindade, esta faz a sua morada em nós e, assim, tudo é possível. Em nós, Deus nos ama e nos ensina a amar, nos torna verdadeiramente livres e nos faz conhecer, desde agora, as alegrias da vida eterna.
Tiago de França

Nenhum comentário: