terça-feira, 15 de outubro de 2019

O que significa ser professor?


                Ser professor...
            É despertar a consciências das pessoas, para que possam ser livres e críticas, audaciosas e expansivas. Sem consciência crítica não existe exercício possível da cidadania. Vivemos em um País marcado por milhões de pessoas que se deixam enganar, e isto ocorre por causa da ignorância. A eleição do atual governo federal foi uma prova incontestável disso.
            É mostrar as veredas que conduzem ao conhecimento, para que as pessoas possam se libertar das trevas da ignorância. Um povo marcado pela ignorância é manobrável, domesticável e, portanto, manipulável. Sem conhecimento nenhum ser humano ser realiza enquanto pessoa. Somos seres capazes e desejosos de conhecimento. Este é sinônimo de poder que emancipa e confere liberdade e dignidade.
            É ser aberto à aprendizagem e, assim, despertar o gosto pelo saber. Somos seres de imaginação e de espanto, de inteligência e perspicácia. Nascemos para a geração e o cuidado da vida. Sem aprendizagem de novas habilidades não é possível cuidar bem. As pessoas e toda a Terra carecem de cuidado. A aprendizagem nos oferta a possibilidade de sermos criadores e aperfeiçoadores da arte de cuidar.
            É ser oposição a tudo o que fere a dignidade da pessoa humana. Não há professor sem a necessário posicionamento diante do que acontece na vida. É inconcebível que um professor seja alienado, alguém que não se interessa por aquilo que está além da sala de aula. Assim, o professor não age somente na escola e na universidade. O professor é um mestre da vida.
            É um formador de opinião, é alguém capaz de instruir, apontar rumos, abrir horizontes, é um facho de luz em meio à confusão da mentira e da ilusão. Neste sentido, os que são dominados pelas ideologias do sistema dominante veem no professor uma ameaça a ser combatida e erradicada. O professor é alguém que tem um compromisso com a verdade da realidade de todas as coisas.
            É cidadão e patriota, um apaixonado pelo seu País, apesar dos pesares. Por isso, no exercício da sua função tem plena consciência de que é um agente transformador da realidade, porque colabora, afetiva e efetivamente, com a construção de uma sociedade mais justa e solidária, comprometida com o desenvolvimento integral das pessoas. Toda pessoa, para realizar-se em alguma profissão, precisa do professor. A profissão de professor é a mãe de todas as outras profissões.
            É ser consciente do papel libertador da educação, colocando-se na frente de batalha da resistência contra todas as forças sociais, culturais, econômicas, religiosas e políticas que oprimem as pessoas. O professor, especialmente os de humanas (que é o meu caso!), é um eterno contestador, alguém que faz uso da palavra que denuncia, edifica, conscientiza, desperta e desestabiliza todo aquele que se coloca na contramão da liberdade. O professor é um agente transformador a serviço da liberdade. Por isso, não há soma de dinheiro capaz de recompensar o trabalho de um professor.
            É ser, no hoje da realidade brasileira, oposição clara e consciente ao atual governo federal, que tem se mostrado, indiscutivelmente, contrário à educação como instrumento de desenvolvimento integral dos brasileiros e caminho certo de liberdade e cidadania para todos. Como professor, a minha esperança aponta para o futuro, e tenho a plena certeza de que esta vergonhosa situação conhecerá o seu fim, porque a história não mente: todos os governos opressores caem e a maldade dos seus componentes fica registrada na memória histórica para sempre.
Prof. Tiago de França

Nenhum comentário: