terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A força da mensagem de Jesus

         
             
           Qual é a mensagem de Jesus? Para compreendermos a força dessa mensagem, cremos que é importante sabermos de seu conteúdo. O conteúdo é simples, profundo e libertador. Todo cristão sabe que o amor constitui o centro da mensagem de Jesus. Não se trata, porém, do amor anunciado nos dias de hoje. Geralmente, as pessoas não amam. O que elas chamam de amor é, na verdade, apego.

            Qual a diferença entre o amor e o apego? O amor liberta e o apego escraviza. É muito difícil não cair na tentação do apego. Este se impõe de forma violenta, sufocando a pessoa e desumanizando-a. Há vários tipos e níveis de apego. Alguns chegam a ser patológicos. Com muita facilidade as pessoas tendem a se apegar a coisas, lugares, riquezas, ideias, acontecimentos, doutrinas, leis etc. Um dos piores apegos é o apego a si mesmo.

            Quais são as características da pessoa que tem apego a si mesma? Trata-se de uma forma sutil de egoísmo. Não estamos falando do amor que se deve ter a si mesmo, mas de uma forma doentia de autoglorificação. Há um outro nome para este mal: a egolatria. Os ególatras são autossuficientes, ou seja, endeusam-se de uma forma que se bastam a si mesmos. Em suas vidas não há lugar para o amor nem para o outro. A alteridade é algo que desconhecem. O centro de suas vidas é o próprio eu.

            E o amor, por que é tão difícil praticá-lo? Apegar-se é mais fácil do que amar. Entre acolher uma pessoa do jeito que ela é e recusar-se a acolhê-la, esta segunda opção é mais cômoda. Isto porque acolher o outro requer compreensão e esta requer abertura, disponibilidade e sensibilidade. O amor exige um desarmar-se, um pensar no outro, um colocar-se no lugar do outro. Isto é alteridade. Apegada a si mesmas, as pessoas são incapazes disso. Quem vive apegado à própria vida, vive buscando salvar a si mesmo; portanto, não está interessado em salvar a vida do outro. Jesus denunciou esse mal quando viveu e pregou o amor.

            Onde está, então, o centro da dificuldade? Sair de si para encontrar-se com e no outro: eis o desafio da alteridade. Discursivamente, toda pessoa de bom senso sabe da importância deste encontro com o outro, mas, na prática, a tendência é agir de forma egoísta. Aqui está a explicação para o mal da indiferença que assola a humanidade. A “globalização da indiferença” (expressão do papa Francisco) tem tomado o mundo, e é algo tão forte que se transformou numa cultura; cultura reproduzida consciente e inconscientemente por milhões de pessoas em todo o mundo. Ser indiferente se tornou algo normal e aceitável.

            Como vencer o mal da indiferença para construirmos uma nova humanidade? O caminho é simples e exigente. O caminho é o que foi proposto por Jesus: Amar sem medida e incondicionalmente. Podemos orar, fazer jejum, doar donativos, ir aos templos religiosos, fazer penitência, confessar os pecados, reivindicar os direitos e denunciar as injustiças, entre tantas outras ações louváveis, dentro e fora da religião; mas todas estas coisas devem ser feitas com e por amor. Sem o amor, todas se transformam em vaidade humana, em puro “mundanismo” (expressão do papa Francisco).

            Qual o mal que tem afetado as Igrejas cristãs? A falta de amor entre os cristãos é de causar vergonha, é algo deplorável. Há uma expressão que traduz desse mal: Hipocrisia religiosa. Já no seu tempo Jesus denunciou este mal. Ele não tolerou mulheres e homens hipócritas, principalmente os de dentro da religião.

Dentre muitos conceitos, a hipocrisia religiosa é o uso malicioso da religião para esconder das pessoas os próprios limites e defeitos, assim como para explorá-las, aproveitando-se de sua inocência e ingenuidade. O hipócrita costuma se servir de discursos moralistas: Fala de uma moral que não pratica, jogando nas costas dos outros um fardo insuportável. A mensagem do amor não é hipócrita, mas liberta da hipocrisia. Fala-se, demasiadamente, sobre o amor, mas foge-se dele porque é exigente e lança-nos na direção do outro.

            Como amar as pessoas hoje? Amar como Jesus amou não é tarefa fácil. Exige renúncia às nossas pretensões egoístas. A gratuidade faz parte do amor. Aproveitar-se do outro é uma forma de apego, não de amor. O amor também exige liberdade, ou seja, amamos o outro para que este seja cada vez mais livre. Amar não é apoderar-se do outro, transformando-o em um objeto de satisfação de desejos. A responsabilidade também faz parte do amor. Cuidar do outro é responsabilizar-se por ele. Sem cuidado não há amor, mas há somente discurso vazio e mentiroso. O amor inclui atitude, encontro, companheirismo, e estas coisas constituem ação. Em Jesus, o amor é ação desinteressada, livre, cuidadosa e, portanto, responsável.

            Jesus amou doando a própria vida. O amor o levou ao madeiro da cruz. Esta não foi fruto do acaso, da falta de sorte e da predestinação. De modo algum. A cruz é consequência da opção de Jesus pelo amor. Amou a todos até as últimas consequências. Preferencialmente, amou os pobres e os pecadores públicos. Neste sentido, foi fiel a opção de Deus Pai, que desde a criação do mundo se colocou do lado dos pobres e oprimidos. Por isso, quem não estiver disposto a doar a própria vida, a desapegar-se dela, não poderá amar como Jesus. A história da humanidade está repleta de testemunhos: Inúmeras mulheres e homens se colocaram no caminho de Jesus, o caminho do amor, e nele perseveraram.

            Para ilustrar e finalizar nossa reflexão, vamos citar um exemplo de discípula fiel a Jesus: Dorothy Mae Stang, religiosa norte-americana, que após ter denunciado a exploração da floresta amazônica, foi covardemente assassinada em Anapu – PA, no dia 12 de fevereiro de 2005. Neste ano, celebramos dezesseis anos de sua memória. Ir. Dorothy amou como Jesus: Deu a sua vida. Não perdeu a vida, mas a ganhou gloriosamente. Seu martírio é participação na morte de Cristo Jesus e, dessa forma, ela participou da sua Ressurreição. Seu testemunho é de vida, liberdade e amor à natureza, que precisa ser preservada. Ir. Dorothy foi o grito do Espírito de Deus para que o povo brasileiro olhasse para a Amazônia e desta cuidasse, para que a vida continue florescendo com abundância. Que o Espírito que conduziu Jesus e a Ir. Dorothy nos inspire, ilumine e fortaleça diante das tentações que nos conduzem ao abandono do projeto de Deus.



Tiago de França

Nenhum comentário: