segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Os riscos provocados pelas redes sociais

        

            Entre as sugestões de temas para o nosso artigo semanal, o que intitula estas breves considerações merece a nossa atenção. As redes sociais constituem espaços virtuais importantes, que tem ajudado muita gente a notar e ser notada. Nelas, as pessoas expressam gostos, preferências, ideias, imagens; falam de si mesmas, dos outros, do mundo e da vida. As redes sociais ganharam um espaço tão grande na sociedade atual, que aqueles que não as utilizam são considerados "invisíveis". Muitas vezes, a impressão que se tem é que não existem! Esta é uma constatação assustadora, mas real. Grande parcela da humanidade está presente no mundo virtual, utilizando as redes sociais, que tomam boa parte do tempo de milhões de pessoas em todo o mundo.

       Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Telegram e WhatsApp estão entre as principais redes, que possuem a sua importância e seus limites. Por um lado, as pessoas se beneficiam destes meios; por outro lado, prejudicam-se quando utilizam sem o necessário discernimento. O que é positivo é a facilidade com que se pode comunicar, trocar ideias e conhecer muitas situações, pessoas e visões de mundo. As redes sociais ampliam as possibilidades de comunicação. Tudo é muito vasto e nada uniforme. Há muitos elementos repetitivos, que cansam, mas é uma diversidade de estilos e modos de ser e de pensar, que são mostrados e que podem ser "curtidos" e compartilhados pelos navegantes.

      Podemos elencar, sem dificuldade, cinco pontos negativos, que podem ser considerados "riscos" para a saúde mental das pessoas, quando elas fazem uso das redes sociais, sem o necessário discernimento. O uso irracional destes meios gera prejuízo às pessoas, e muitas delas não percebem. Vamos aos riscos.

      1. O tempo gasto no uso das redes sociais. Adolescentes e jovens são os que mais utilizam. Passam horas e horas no mundo virtual. Desse modo, perdem a oportunidade de se ocupar com outras coisas no mundo real. Quando não conseguem controlar o uso, aí temos o vício. Quando se ocupam com o mundo real, estão pensando no que está acontecendo no mundo virtual. Dois outros problemas decorrem do uso exagerado das redes sociais: problema na visão e dores na coluna e pescoço. Um terceiro problema mais grave é o isolamento das pessoas. Quem muito vive no mundo virtual não quer muito contato com as pessoas no mundo real, pois este passa a ser considerado tedioso, estranho e sem sentido.

        2. O cultivo da ilusão. Desconectada do mundo real, ou fugindo dele, refugiando-se no mundo virtual, a pessoa passa a viver na ilusão. Passa a imaginar que a vida é do jeito que enxerga no mundo virtual. A frustração é o resultado de uma vida pautada na ilusão. No mundo virtual tudo é mais fácil, belo e colorido; no mundo real, a vida é mais difícil, dura e dolorosa. Neste sentido, as redes sociais podem funcionar como anestesia, ou seja, para não enxergar a dureza da vida, a pessoa se refugia no mundo virtual e passa a viver se imaginando numa realidade que só existe na cabeça dela. É a ilusão na sua forma mais cruel e desumanizadora.

        3. Perda do senso crítico. Quem nunca teve senso crítico não tem o que perder. Por isso, as redes sociais não afetam tais pessoas. Pelo contrário, nas redes elas se sentem em casa. É um ambiente confortável, que não exige reflexão. As redes sociais não foram pensadas para levar as pessoas a refletir sobre a vida. Nelas não há grandes narrativas, mas frases de efeito, para serem reproduzidas segundo o gosto e a subjetividade de cada pessoa. Não se pode negar a veracidade e utilidade de muitas ideologias e pensamentos que aparecem nas redes sociais; mas é verdade que tudo aparece pronto e acabado, para ser "degustado": as pessoas se identificam, quase que cegamente, curtem e compartilham. Há quem compartilhe sem saber ao certo o que estão compartilhando! Os que dependem do que encontram nas redes sociais, geralmente não possuem opinião própria. São apenas reprodutores. Não gastam tempo, nem se esforçam para refletir sobre o que encontram, nem sobre o que acontece no mundo real. Assim, temos a pessoa alienada.

          4. Estímulo à mentira e ofensas. Nas redes sociais, muitas pessoas que gostam de mentir e ofender pessoas e instituições encontram espaço fecundo. No mundo virtual as pessoas tendem a falar o que não tem coragem de falar pessoalmente. Há certa coragem que só aparece no mundo virtual. Dois tipos de mentiras mais comuns se proliferam: a mentira sobre os outros e a mentira sobre si mesmas. Geralmente, as pessoas não são do mesmo jeito que se apresentam nas redes sociais. Nestas aparecem de um jeito; no mundo real, de outro. Toda pessoa é movida por interesses bons, ou ruins. Quando se trata de mentira virtual, o mentiroso quer convencer as pessoas que a sua índole é a que ele apresenta no mundo virtual, bem trabalhada e aparentemente saudável. Portanto, não é seguro conhecer, nem é correto afirmar que se conhece bem uma pessoa somente por aquilo que se vê nas redes sociais. Assim como facilita a vida do mentiroso, as redes sociais também oferecem campo fértil para quem gosta de ofender. As fake news (notícias falsas) são as formas mais famosas de ofensas virtuais, que tem causado muito estrago.

         5. Culto à aparência. Há quem goste de viver de aparência. Tais pessoas adoram as redes sociais, porque nelas podem aparentar uma vida que não levam e uma personalidade que não tem. Há uma falsa felicidade estampada no semblante de milhões que se utilizam das redes sociais. Pessoas que aparentam alegria, segurança, serenidade, muito amor e ternura; mas na vida real são tristes, inseguras, agitadas e perturbadas, amargas, cheias de veneno e mal intencionadas. Há um culto à aparência e um desprezo à verdadeira essência da pessoa, que nunca se apresenta do que jeito que verdadeiramente é, mas do jeito que deseja que as pessoas a vejam e tratem. Para esconder seus reais interesses e intenções, a pessoa se utiliza da estética, de palavras e ideias que não são suas, mas que servem para dissimular. As redes sociais possuem instrumentos eficientes para quem gosta de manipular e aparentar o que não existe. Também por este motivo são muito procuradas e viciantes.

            Por fim, posso dizer por experiência própria, que estes limites das redes sociais são facilmente verificáveis. Como observador atento, que faz uso das redes sociais, verifico o quanto mal tais meios têm ocasionado na vida de muita gente. Curiosamente, as pessoas não se dão conta disso. Pelo contrário, perdem cada vez mais o contato com o mundo real, sendo vítimas de certa frustração constante. O sentimento que invade a vida de muitos é o de um vazio assustador. Aliás, o cansaço provocado pelo uso das redes gera este vazio; que tem levado muita gente a abandoná-las. Vez e outra é necessário fazer uma "desintoxicação", abstendo-se de tais meios, em vista de uma vida mais saudável. O uso exagerado das redes sociais gera inúmeros prejuízos à saúde mental das pessoas, e não são muitas que tem percebido isso. 

Pe. Tiago de França

           

        





    
 

Nenhum comentário: