domingo, 1 de maio de 2016

Uma reflexão para o Dia do Trabalhador

O que dizer do trabalho? Brevemente, é preciso considerar três pontos:

1) O trabalho nos faz sentir úteis aos demais. Ninguém trabalha para si mesmo, pois o que fazemos é sempre em benefício do outro. Visa-se o bem comum quando se realiza o trabalho. Nenhum trabalhador é inútil. Todo trabalho é digno. 

2) A remuneração e o salário que recebemos pelo trabalho são importantes, pois dependemos disso para a nossa subsistência. No mundo há muito injustiça nessa matéria. Há quem trabalhe demais e ganha menos, e há quem praticamente nada faz e ganha muito bem. É algo a ser superado com o passar do tempo. Um exemplo disso é o professor: No Brasil, é desrespeitado e desvalorizado.

3) No mundo capitalista, o trabalho está para a manutenção do status quo e para a manutenção de um sistema injusto, pautado na seguinte lógica: Uma multidão trabalha para o enriquecimento de uma minoria. Neste quesito, o trabalho não dignifica o trabalhador. Infelizmente, cada vez mais, o empresariado procura sempre mitigar os ganhos do trabalhador, tanto em matéria remuneratória quanto em matéria de direitos fundamentais. 

Apesar destas condicionantes, precisamos cumprimentar todos aqueles que contribuem com o seu trabalho na construção de um mundo melhor. Como seria bom se todas as pessoas pudessem trabalhar naquilo que gostam, podendo fazê-lo com alegria e satisfação!

Feliz Dia do Trabalhador!

Tiago de França


Nenhum comentário: