domingo, 28 de julho de 2019

Deus é Pai

Jesus ensinou a chamar a Deus de Pai. É uma graça insuperável. Deus é nosso Pai. Não é propriedade de uma pessoa, de um grupo, de uma instituição religiosa, ou de uma religião específica. Deus está para além da religião.

Os que professam a fé correm um grande perigo: privatizar Deus, tornando-o objeto de culto. Deus não é objeto nem é privatizável, pois é a plena Liberdade; e criou-nos para a liberdade. Em Jesus, o Filho de Deus, fomos libertos para a liberdade. Esta parece ser uma das marcas do cristão.

Deus é nosso Pai, ou seja, Pai de todos. Ninguém está excluído. As religiões podem até criar preceitos e/ou regras para categorizar as pessoas, separando-as e até excluindo-as. Deus não age assim. Os esquemas religiosos, criados pela inteligência humana, não são utilizados por Deus. O Pai é inclusivo, porque somente ama e acolhe, sem excluir ninguém.

Ninguém é digno de chamar a Deus de Pai. Mas Jesus nos conferiu esta dignidade. É uma possibilidade permanentemente aberta. Possibilidade porque ninguém está obrigado a chamar a Deus de Pai. Ele nos atrai livremente: chama e espera a nossa decisão livre. Quem o acolher, experimenta o seu infinito amor.

Quem chama a Deus de Pai, tem que reconhecer as outras pessoas como irmãs. Deus não é Pai de uma pessoa, mas de todos. Se estamos incluídos neste "todos", então somos filhos do mesmo Pai, em Cristo Jesus. Portanto, dentro e fora da religião, é preciso olhar para o Pai e para os outros, pois quem diz amar o Pai que não vê, e não ama o irmão que vê, falta com a verdade. É o que nos ensina o apóstolo João.

É com o Pai que se aprende a amar. Como o Pai se revelou em Jesus, e este foi plenamente humano, então temos um modelo de humanidade para seguir: o próprio Jesus. O chamado é para amar como ele amou: na gratuidade, na fidelidade e na liberdade. Não há outro caminho para ser feliz. Este é o caminho que conduz à salvação que vem de Deus. Quem não estiver disposto a amar os outros, não pode chamar a Deus de Pai.

Amemo-nos.

Tiago de França

Nenhum comentário: