domingo, 20 de dezembro de 2020

Maria e o mistério do Natal

 


“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28)

            O personagem central do mistério da Encarnação é Jesus, o Messias. Mas Maria possui um lugar importante nesse mistério. O texto para nossa meditação (cf. Lc 1,26-38) traz alguns detalhes reveladores, já no momento da anunciação. O anúncio do Anjo é uma boa notícia para a vida de Maria, mulher que encontrou graça diante de Deus. As primeiras palavras do Anjo falam de alegria e de graça. A escolhida por Deus deve se alegrar, porque é cheia de graça para viver uma missão sublime: conceber e dar à luz a Jesus, o Santo de Deus.

            Antes da ação do Espírito que a fecunda, o Senhor já estava com ela. Maria é mulher do povo de Deus, conhecedora de promessas divinas. O Anjo fala de alegria, porque nela estava se realizando tais promessas. Os pobres do povo de Deus esperavam o Messias, e o anúncio de sua vinda revela bem isso: o Anjo foi enviado a Nazaré, uma cidade de pouca importância da Galileia. Maria, virgem prometida em casamento, não era uma mulher rica, nem ocupava posição importante na sociedade judaica da época. Aliás, a mulher não tinha papel importante numa sociedade de cultura patriarcal.

            Após ter falado da alegria, o Anjo fala do medo: Não tenhas medo, Maria... Ele a chama pelo nome. Na Bíblia, o nome identifica a pessoa e sua missão. Pelo nome, o Senhor se dirige diretamente, sem meias palavras. Ele explica o que vai acontecer, revelando o seu plano de amor. O Senhor a tornou digna de conhecer seus desígnios. Maria foi a primeira mulher que conheceu o significado da nova e eterna Aliança. O Senhor envia o seu Anjo com a missão de anunciar, e este anúncio contempla o necessário entendimento daquilo que Deus quer e planeja fazer.

            O Anjo fala do medo porque Maria, na sua simplicidade e pequenez, ficou perturbada com as suas palavras. E o texto segue dizendo que ela começou a pensar sobre o significado da saudação. As coisas do Senhor podem ser pensadas, porque a pessoa humana é dotada dessa capacidade. Pensar sobre o significado da missão que o Senhor propõe é ação imprescindível, porque ninguém pode responder ao chamado divino sem que tenha alcançado a necessária clareza do projeto de Deus. Maria alcançou o entendimento da sua bela missão.

            Quem é o filho de Maria? O Anjo responde que ele é Jesus, Filho do Altíssimo, Santo de Deus e aquele que reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim. Ela compreende bem quem é Jesus, porque conhecia a história do povo de Deus, que falava da promessa do Messias. A sua questão foi: Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum? Ela não convivia com José, seu futuro esposo. Era prometida em casamento. Maria esperava o Messias e vivia a promessa de casamento. Portanto, conhecia bem o significado da promessa. Maria é portadora da promessa divina e, simultaneamente, da sua realização.

            Com Maria, o cristão aprende a confiar nas promessas de Deus, porque sabe que Ele as cumpre. Ao aceitar e cumprir a missão que lhe foi confiada, Maria ensina a observar a vontade de Deus. Tendo compreendido a proposta divina, ela não resiste: Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra! Ela é a serva do Senhor. Não é serva de nenhum poder opressor, nem dos caprichos dos homens, mas servidora do Altíssimo Senhor. Ela se tornou a mãe do Rei que reinará para sempre; Rei que passou a ser venerado e adorado por inúmeros povos, em todas as épocas e lugares.

            Eis aqui: expressão de quem se coloca à disposição, sem reservas e sem medo. A disponibilidade de Maria é exemplo para todos os que desejam seguir Jesus. A missão a exige, e faz o discípulo entrar na dinâmica do discipulado. Sem permanecer à disposição, o discípulo não aprende e, consequentemente, não é capaz de assumir os desafios da missão. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o que seria da humanidade sem esta disponibilidade que faz tanta gente se colocar a serviço dos outros?... A solidariedade somente existe quando as pessoas estão disponíveis para os outros.

            O texto também fala de Isabel, parenta de Maria, e mãe do profeta João Batista. Considerada estéril e de idade avançada, Isabel já estava grávida. O Anjo apareceu a Maria no sexto mês da gravidez de Isabel. Para fazer com que Maria compreendesse o poder de Deus, o Anjo faz questão de dizer que para Deus nada é impossível. Não há nada neste mundo que impeça a realização dos desígnios do Senhor. As pessoas são livres para aceitarem ou não o projeto de Deus, mas a sua realização acontece, independentemente da vontade e da ação humanas. Deus tem seus caminhos e, na liberdade, cumpre o que promete e realiza o seu Reino.

            Os que confiam no Senhor sabem que Ele é assim. Por isso, nele confiam e esperam. Por mais sombrios que sejam os dias atuais, o Senhor permanece presente, enviando seus anjos para anunciar a Boa Notícia da Libertação. Mais do que em outras épocas, as mulheres e homens de hoje precisam ser libertados, e precisam, também, aprender a trilhar o caminho da liberdade. Este é o caminho do Senhor, porque o Seu desejo é que surja uma nova humanidade, constituída por mulheres e homens livres, respeitados em sua dignidade, praticantes da justiça do Reino, única capaz de gerar a paz de que tanto precisam. Que o SIM de Maria inspire tantas outras pessoas a ousarem professar o mesmo SIM! Assim seja.

Tiago de França

Nenhum comentário: